Visão Geral

Perfil e história

O Ultra

Com quase 80 anos de atividades, o Ultra é uma companhia multinegócios que está entre os cinco maiores grupos empresariais do Brasil. A companhia mantém posições de liderança nos segmentos de negócios em que atua:

check

Distribuição e varejo especializado, por meio da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e Extrafarma, no varejo farmacêutico;

check

Indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno;

check

Armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo.

A trajetória do Ultra é marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade. A inovação é aplicada de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos, na adoção de novos procedimentos e tecnologias operacionais e, principalmente, no desenvolvimento de novos nichos de mercado.

A preocupação com a sustentabilidade vai além das usuais iniciativas operacionais, transformando-a em elemento indispensável em modelos de negócios. O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a definição de novos conceitos para modelos de negócios já consagrados, como o Posto Ecoeficiente da Ipiranga, são exemplos dessa visão.

O Ultra tem sido um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil. A companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa. Um dos traços mais marcantes dessa cultura é a responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.

Entre as iniciativas pioneiras do Ultra estão a abertura de capital, em 1999, simultaneamente nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e na New York Exchange (NYSE). A companhia foi a primeira no país a oferecer a todos seus acionistas o direito a tag along a 100% do valor de ofertas pelo controle, em 2000. Em 2011, a companhia ampliou o alinhamento de interesses dos acionistas com a conversão de ações preferenciais em ordinárias com direito a voto na proporção de 1 para 1.


 

  • logo extrafarma
  • logo ipiranga
  • logo oxiteno
  • logo ultracargo
  • logo ultragaz

ULTRA © 2017. Todos os direitos reservados -
Termos e Condições
Política de Privacidade