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Perguntas frequentes

Correntistas Itaú e Uniclass

Acessar o menu e seguir o caminho: Conta Corrente > Declaração de IR > Informe de Rendimentos Acionistas

Correntistas Personnalité

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Não Correntistas do Banco Itaú

Acessar o site www.investshop.com.br/acionistas

i) Clique em “Clique aqui para acessar a área restrita e realizar as suas consultas”;

ii) Digitar o CPF e o código de segurança e clicar em “Prosseguir”;

iii) Preencher corretamente todos os dados cadastrais para criação de login e senha de acesso;

iv) Digitar o login, clicar no nome e em seguida utilizar o teclado eletrônico para digitar a senha;

v) No primeiro acesso, responder às perguntas do questionário com base nos dados constantes do seu cadastro Itaú e não com base nos dados cadastrais digitados para criação do login;

vi) Acessar as funcionalidades;

vii) Caso o questionário não seja disponibilizado no primeiro acesso, será necessário imprimir o kit de atualização de cadastro, disponível no site, e seguir as instruções ali contidas.

O atendimento ao acionista também é disponibilizado por meio do telefone 3003-9285, nas capitais e regiões metropolitana, ou 0800-720-9285, nas demais regiões. O horário de atendimento em dias úteis é das 9h às 18h. Lembramos que, por questões de sigilo bancário, essas informações não podem ser fornecidas por e-mail ou telefone.

As principais informações para o controle dos seus investimentos estão disponíveis na internet: posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição.

Caso você não seja correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita através do portal exclusivo para acionistas no site Investshop Itaú. Siga o passo a passo, informe os dados solicitados e, ao finalizar, a consulta já estará disponível.

Caso você seja correntista dos segmentos Itaú, Uniclass e Personnalité, para consultar a posição acionária basta acessar sua conta no www.itau.com.br. No Menu Conta Corrente está disponível o Informe de Rendimentos e no Menu Investimentos as demais consultas de suas Ações Escrituradas pelo Itaú. O atendimento ao acionista também é disponibilizado por meio do telefone 3003-9285, nas capitais e regiões metropolitana, ou 0800-720-9285, nas demais regiões. O horário de atendimento em dias úteis é das 9h às 18h. Lembramos que, por questões de sigilo bancário, essas informações não podem ser fornecidas por e-mail ou telefone.

Além dessas ferramentas, o acionista poderá solicitar o extrato de sua posição acionária em qualquer agência do Banco Itaú, apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual ele seja correntista). As informações serão encaminhadas ao acionista, de acordo com o endereço constante no Sistema de Ações do banco custodiante, dentro do período de 7 a 12 dias. Caso a posição acionária seja solicitada por procurador, o mesmo deverá comparecer a uma agência especializada em valores mobiliários do Banco Itaú, apresentando a procuração autenticada, bem como cópia autenticada dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência (de no máximo 2 meses). Nas agências especializadas em valores mobiliários do Banco Itaú, o acionista poderá obter a posição no ato, devendo ser apresentada a mesma documentação acima.

Para investir em ações da Ultrapar ou de qualquer empresa listada em bolsas de valores, é necessário entrar em contato com uma corretora de valores, sendo que a relação das corretoras que operam no Brasil está disponível no website da BM&FBovespa (http://www.bmfbovespa.com.br).

As ações da Ultrapar são negociadas nas seguintes Bolsas de Valores:

Bolsa de Valores Moeda Código/Ticker
BM&F Bovespa - Bolsa de São Paulo Real UGPA3
NYSE - New York Stock Exchange Dólar Americano UGP (ADRs)

Conforme definição do regulamento do Novo Mercado, a Ultra S/A exerce o poder de controle da Ultrapar. A Ultra S/A é composta por membros de nossa alta administração e da família fundadora, detendo cerca de 22% de nossas ações ordinárias.

American Depositary Receipts (ADRs) são certificados, emitidos por bancos norte-americanos, lastreados em ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos. Os ADRs foram criados para facilitar a negociação de ações de companhias não americanas no mercado de ações americano. Tais certificados são precificados e negociados em dólares americanos no mercado de ações dos Estados Unidos.

A Ultrapar tem um total 556.405.096 ações.

O agente custodiante é a instituição no Brasil que registra as ações em nome de quem as compra e garante a propriedade das mesmas. O agente custodiante da Ultrapar é o Banco Itaú S.A. Já o banco depositário é a instituição que emite ADRs, mantém o controle dos detentores, registra as negociações e distribui os dividendos/juros sobre o capital próprio (em dólares americanos) aos titulares dos ADRs. O banco depositário dos ADRs da Ultrapar é o Bank of New York Mellon.

A alteração de dados cadastrais poderá ser efetuada em qualquer agência do Banco Itaú. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar vias originais do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cópia do cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista). O acionista cuja custódia seja realizada pela CBLC deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

As cautelas ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Banco Itaú, com cópia do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista). O processo de atualização e conversão das cautelas para ações nominativas e escriturais tem o prazo de 1 a 6 meses.

O investidor pode procurar qualquer agência do Banco Itaú (custodiante das ações da Ultrapar) e informar nome completo e CPF para que seja feita uma consulta dos dados cadastrais nos registros do Banco Itaú. Outra forma é entrar em contato com a área de Relações com Investidores da Ultrapar.

Não, a Ultrapar não é uma instituição financeira e, portanto, não negocia ações com seus investidores. Para negociação de qualquer ativo emitido pela Ultrapar, os investidores devem contatar diretamente uma corretora de valores.

Declaramos e pagamos dividendos e/ou juros sobre o capital próprio de acordo com a Lei das S.A. e de nosso Estatuto Social. O Conselho de Administração poderá aprovar a distribuição de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio, calculado com base em nossas demonstrações financeiras anuais, semestrais ou relativas a períodos mais curtos. O montante de quaisquer distribuições dependerá de diversos fatores, tais como resultado operacional, situação financeira, necessidade de recursos, perspectivas macroeconômicas, alterações regulatórias e outros fatores que Conselho de Administração e acionistas julguem relevantes.

O “record date” é a data base para estabelecer o direito ao recebimento de dividendos.

Ex date” é a data em que as ações passam a ser negociadas sem direito ao dividendo.

O pagamento é feito através do Banco Itaú por transferência, quando o acionista for correntista, e via DOC quando o acionista não for correntista. Em caso de DOC, o acionista terá acesso ao dividendo num prazo de aproximadamente 2 dias a contar da data em que os dividendos foram pagos.

O acionista pode procurar uma agência do Banco Itaú, banco custodiante das ações da Ultrapar, ou entrar em contato com a área de Relações com Investidores da Ultrapar. O acionista cuja custódia é realizada pela CBLC deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

O histórico de pagamento de dividendos pode ser verificado através do site de RI da companhia, na página Histórico de Dividendos.

O Departamento de Relações com Investidores pode ser contatado através do e-mail invest@ultra.com.br.

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