Visão Geral

Estratégia

A trajetória de 78 anos do Ultra é marcada por um processo contínuo de expansão, que tem como alicerces traços peculiares de sua cultura corporativa, que não só explicam as posições de liderança nos mercados em que atua, como também a longevidade de seus negócios.

A presença estratégica em setores-chave, potencial de sinergia entre os negócios, liderança e capilaridade em todas as unidades garantem ao Ultra, mesmo em cenários adversos, solidez financeira. A força de sua expansão e liderança nos respectivos mercados mostram que, apesar de atuarem em diferentes segmentos da economia, os negócios do Ultra apresentam traços comuns, destacados abaixo:

ULTRAPAR
  • Negócios resilientes
  • Crescimento alavancado no desempenho da economia
  • Diferenciação pela inovação
  • Mercados em consolidação
  • Potencial para posição de liderança
  • Mercados em processo de maior formalização

Adquirida em 2007 e com 22% de participação de mercado, a estratégia de crescimento da Ipiranga se sustenta em dois pilares. O primeiro é a expansão da rede de postos, realizada por meio de embandeiramentos de postos bandeira branca – pontos de revenda não vinculados às redes associadas ao Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) – e pela abertura de novos postos, com foco no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, regiões com maiores oportunidades de embandeiramento e que registram índices mais altos de crescimento de consumo de combustíveis no país. Essa frente é respaldada por investimentos constantes na infraestrutura logística necessária para abastecer a crescente rede de postos. Na execução dessa estratégia, os resultados são o crescimento da Ipiranga no segmento de revenda, além da obtenção de uma melhor composição de volumes.

IPIRANGA

O outro pilar são iniciativas alicerçadas em inovação, serviços e conveniência, que permitem a diferenciação, proporcionando fidelização e aumento do fluxo dos clientes nos postos. Ao longo dos últimos anos, a Ipiranga desenvolveu um conjunto de iniciativas que resultaram em maior valor agregado ao negócio. Entre elas, se destacam: a rede de lojas de conveniência am/pm, a rede de serviços automotivos Jet Oil, o programa de fidelidade Km de Vantagens e a ConectCar, empresa que atua no segmento de pagamentos eletrônicos de pedágios, estacionamentos, além de oferecer descontos no combustível nos postos Ipiranga.

  • Expansão da rede via embandeiramento de postos bandeira branca e abertura de novos postos
  • Ampliação da conveniência com novos serviços nas lojas am/pm
  • Diferenciação por intermédio da diversificação e inovação
  • Expansão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

A Ultragaz é a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil, com 23% de participação no mercado e uma das maiores distribuidoras do mundo em termos de volume vendido. A companhia atua em dois segmentos comerciais: o segmento granel, constituído por clientes comercias, industriais e condomínios residenciais; e o segmento envasado, formado pelos consumidores residenciais. A Ultragaz foi pioneira no segmento granel, com negócios voltados a pequenas e médias empresas (PMEs) e ao agronegócio, portanto, mais diretamente vinculados ao desempenho da economia. No segmento envasado, os tradicionais botijões azuis são utilizados principalmente para a cocção, muito influenciado pelo crescimento populacional, e, portanto, resiliente ao comportamento da economia. A Ultragaz se apoia na inovação como instrumento de diversificação de soluções e de canais de venda, como o aplicativo Ultragaz Connect, oferecendo conveniência aos clientes e investindo cada vez mais na geração de valor cruzado entre negócios do Ultra.

ULTRAGAZ
  • Expandir a presença no mercado de granel com foco no atendimento a pequenas e médias empresas
  • Ampliar presença nas regiões Norte e Nordeste
  • Promover novos usos para o GLP
  • Ampliar serviços e conveniência em conjunto com a rede Ipiranga e a Extrafarma

Pautada pela inovação e sustentabilidade, a Oxiteno é uma empresa química líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Presente em nove países, sua estrutura conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. Os investimentos constantes em inovação associados ao desenvolvimento de produtos e serviços são base da estratégia de diferenciação da Oxiteno na busca por tornar-se referência mundial em tensoativos, aumentando a participação no segmento de especialidades químicas e reduzindo no mercado de commodities. Tal transição oferece à Oxiteno cada vez mais valor agregado à sua produção.

OXITENO

Outra característica marcante da estratégia comercial da companhia é a utilização de matérias-primas renováveis, o que permite a diferenciação por meio do desenvolvimento de produtos aderentes às novas exigências ambientais. Além disso, a Oxiteno tem ampliado sua presença internacional e a proximidade com os clientes, o que inclui a composição de esforços por meio da cocriação de produtos cada vez mais adequados às necessidades específicas de cada cliente.

  • Ampliar a participação no segmento de especialidades químicas, fortalecendo posição nos segmentos Agroquímicos, Cosméticos e Detergentes, Petróleo e Gás e Tintas e Vernizes, com foco na cocriação e soluções customizadas
  • Diferenciação pela inovação
  • Ampliar a internacionalização pela expansão nos Estados Unidos
  • Proteger a liderança na América Latina

A posição de liderança em armazenagens de granéis líquidos da Ultracargo é resultado do seu grande diferencial competitivo: a atuação geográfica ao longo da costa brasileira. Tal característica permite o aproveitamento de oportunidades proporcionadas pelo crescimento econômico, pela falta de infraestrutura logística no Brasil e pela grande flexibilidade operacional. A presença em vários portos importantes é resultado de uma estratégia robusta de aquisições e expansões. A empresa está presente nos portos de Aratu, Santos, Suape, Rio de Janeiro, Paranaguá e Itaqui.

ULTRACARGO
  • Aproveitar oportunidades por meio da presença nos principais portos do país
  • Ampliar a escala
  • Expandir para novas geografias

Adquirida em 2014 e umas das líderes nas regiões Norte e Nordeste, a rede de varejo farmacêutico Extrafarma atua em um segmento caracterizado por um elevado potencial de crescimento e formalização. Fatores como o envelhecimento médio da população brasileira, baixo consumo per capita de medicamentos e o maior acesso a produtos de higiene, beleza e medicamentos, oferecem condições para uma trajetória de crescimento para a empresa. A sinergia com a rede de conveniência dos postos Ipiranga e com as revendas Ultragaz é uma oportunidade para acelerar a expansão das lojas.

EXTRAFARMA
  • Ampliação da experiência do consumidor com melhor mix de produtos, excelência em atendimento e gestão de custos
  • Acelerar a expansão por meio da rede de postos Ipiranga e de revendas Ultragaz
  • Presença regional estratégica
  • Mercados alavancados nas tendências demográficas e no maior acesso da população a produtos de higiene, beleza e medicamentos
  • logo extrafarma
  • logo ipiranga
  • logo oxiteno
  • logo ultracargo
  • logo ultragaz

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