Aquisições

Indústria química – Oxiteno Andina (set/07)

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A.

Ultrapar anuncia a aquisição da Arch Química Andina

São Paulo, Brasil, 13 de setembro de 2007 – A ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A. (BOVESPA:UGPA4/NYSE:UGP), empresa com atuação nos setores de distribuição de combustíveis (Ultragaz/Ipiranga), químico (Oxiteno) e de soluções logísticas integradas para granéis especiais (Ultracargo), anuncia a aquisição das ações da Arch Química Andina, C.A. na Venezuela, subsidiária da americana Arch Chemicals, Inc. (EUA).

A Arch Química Andina, C.A. é a única empresa produtora de etoxilados da Venezuela, com uma planta localizada na cidade de Santa Rita. A linha de produtos é similar à fabricada pela Oxiteno, e para alguns mercados complementar.

O valor da aquisição é de US$ 7,6 milhões. A Ultrapar estima que a plena capacidade esta nova planta gere uma receita líquida anual de aproximadamente US$ 60 milhões. O desempenho da Arch Química Andina, C.A. nos próximos anos além das expectativas da Ultrapar pode gerar um pagamento adicional para a Arch Chemicals, Inc.

A Venezuela era o único país da América Latina produtor de óxido de eteno onde a Oxiteno não possuía operações. A decisão da Ultrapar por este investimento está alinhada à sua estratégia de crescimento e internacionalização e objetiva (i) o fortalecimento da companhia nas Américas, representando a oportunidade de explorar os mercados andino e chileno, que hoje são atendidos principalmente por exportações dos Estados Unidos e México, (ii) acesso à matéria-prima a preços competitivos e (iii) ampliação da capacidade de produção de etoxilados em até 70.000 ton/ano.

Realizados os trâmites burocráticos, a companhia passará a se chamar Oxiteno Andina.

André Covre
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A.

  • logo extrafarma
  • logo ipiranga
  • logo oxiteno
  • logo ultracargo
  • logo ultragaz

ULTRA © 2017. Todos os direitos reservados -
Termos e Condições
Política de Privacidade