Aquisições

Distribuição de combustíveis – Texaco (ago/08)

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A

CNPJ Nº 33.256.439/0001-39
COMPANHIA ABERTA

COMUNICADO AO MERCADO

ULTRAPAR REALIZA A LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA DA AQUISIÇÃO DA TEXACO

São Paulo, 31 de março de 2009 – Em complementação ao Fato Relevante de 14 de agosto de 2008, a Ultrapar Participações S.A. (“Ultrapar”) informa que através de sua subsidiária Sociedade Brasileira de Participações Ltda. (“SBP”) realizou nesta data a liquidação financeira da aquisição de 100% das quotas da Chevron Brasil Ltda. (“CBL”) e da Sociedade Anônima de Óleo Galena Signal (“Galena”), subsidiárias da Chevron que detêm o negócio de distribuição de combustíveis Texaco no Brasil (“Texaco”). Antes da liquidação financeira da aquisição, a CBL e a Galena tiveram as atividades de lubrificantes e exploração de petróleo no Brasil segregadas para outras pessoas jurídicas da Chevron.

A SBP desembolsou nesta data o valor de R$ 1.106 milhões, em adição ao depósito de US$ 38 milhões realizado a favor da Chevron em agosto de 2008. Os termos da aquisição não incluem assunção de dívida líquida da Texaco. Ajustes de capital de giro ou qualquer eventual endividamento líquido existente nesta data serão apurados em até 60 dias, sendo objeto de pagamento ou ressarcimento na sequência.

A aquisição da Texaco faz parte da estratégia da Ultrapar de ampliar sua escala de operações em distribuição de combustíveis e expandir sua atuação geográfica para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Em 2008 a Texaco vendeu 7 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, representando uma participação no mercado nacional de aproximadamente 8%. A combinação com a Texaco cria um negócio de distribuição de combustíveis nacional, com uma rede de mais de 5 mil postos e participação de mercado de aproximadamente 22%, possibilitando melhor posicionamento da empresa para o crescimento e mais competitividade através da maior escala de operações. A adição da Texaco deve permitir, por exemplo, maior eficiência e competitividade nos processos de distribuição e venda, diluição das despesas de propaganda, marketing e desenvolvimento de produtos e ganho de escala na administração do negócio. Em adição, a aquisição da Texaco proporciona a expansão geográfica da empresa, permitindo-lhe atingir regiões que apresentam crescimento de consumo acima da média nacional e trazendo novas oportunidades comerciais decorrentes desta cobertura nacional. Através desses elementos, a Ultrapar objetiva propiciar rentabilidade ao negócio ampliado ao menos nos níveis atuais da Ipiranga.

A operação de aquisição da Texaco constitui investimento relevante para a Ultrapar, de acordo com o artigo 247 da Lei nº 6.404/76 parágrafo único, e será submetida à deliberação da assembléia geral extraordinária, nos termos do artigo 256 da Lei nº 6.404/76. Tendo em vista que somente a partir da presente data a Ultrapardispõe das informações necessárias para iniciar a preparação da avaliação do patrimônio líquido a preços de mercado das empresas adquiridas, conforme exigido pelo inciso II, alínea (b) do referido artigo 256, não é, nesse momento, possível determinar se eventuais acionistas dissidentes da deliberação da assembléia que aprovar a operação terão ou não direito de recesso. A Ultrapar informará oportunamente seus acionistas e o mercado em geral sobre a convocação da referida assembléia geral extraordinária e eventual incidência de direito de recesso. Na hipótese da operação ensejar direito de recesso, os acionistas dissidentes que poderão exercer esse direito serão os titulares de ações ordinárias de emissão da Ultrapar ininterruptamente desde a data imediatamente anterior à divulgação do Fato Relevante, qual seja, 13 de agosto de 2008, inclusive.

Maiores informações sobre a Texaco estão disponíveis no site da Ultrapar
(www.ultra.com.br).

André Covre
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Ultrapar Participações S.A.

  • logo extrafarma
  • logo ipiranga
  • logo oxiteno
  • logo ultracargo
  • logo ultragaz

ULTRA © 2017. Todos os direitos reservados -
Termos e Condições
Política de Privacidade