Governança

Documentos societários

GESTÃO DE RISCOS

A Ultrapar adota um processo contínuo e integrado de gerenciamento de riscos com objetivo de proteger seus funcionários, o meio ambiente, os parceiros comerciais e seu patrimônio. Para a companhia, a gestão adequada dos riscos é garantia para seu desenvolvimento sustentável, com produção de valor para todos os públicos com os quais se relaciona.

A estrutura de gestão enxuta e próxima da operação contribui para que a execução das atividades e dos projetos mantenha aderência ao planejamento e às políticas em vigor. A prudência financeira e a gestão sólida em relação a riscos e custos são características que dão suporte a todas as decisões tomadas pela Ultrapar.

A gestão dos riscos está apoiada em processos e controles internos alinhados a padrões internacionais e aos preceitos da SOX. Alinhando de maneira eficaz as atividades de auditoria interna e externa às necessidades dos administradores e dos acionistas, o sistema de controles internos da Ultrapar foi premiado em 2009 pelo IBGC na categoria Inovação.

Para uma adequada gestão e controle dos riscos, a Ultrapar conta também, há mais de dez anos, com um Comitê de Riscos e Aplicações Financeiras, composto pelo diretor financeiro e pelos diretores-superintendentes de cada negócio. A função desse comitê é discutir, entre outras questões, os limites de exposição, os riscos inerentes às atividades financeiras e a aprovação do uso de novos produtos financeiros. As atividades de tesouraria são orientadas por esse comitê, operando de forma centralizada no apoio aos seus negócios.

A filosofia de administração dos recursos financeiros privilegia liquidez e segurança, seguindo as diretrizes da política de riscos e aplicações financeiras aprovada pelo conselho de administração. Coerente com sua prudência financeira, a Ultrapar possui um nível moderado de endividamento líquido, visando manter a solidez financeira independentemente das condições da economia. As operações de hedge cambial visam somente proteger a exposição da empresa a moedas estrangeiras, que inclui seus ativos e passivos em moedas estrangeiras e o fluxo de curto prazo das vendas dolarizadas da Oxiteno.

As controladas da Ultrapar estão sempre atentas a novos processos e mecanismos que possam contribuir para a gestão dos riscos. Em 2009, a Oxiteno incorporou a Metodologia FEL (Front End Loading), que sistematiza a avaliação dos riscos antes da execução de projetos de plantas industriais, ferramenta importante para a Oxiteno prosseguir em sua estratégia de expansão por meio de ampliação da capacidade de produção.

A busca pela administração e diluição dos riscos também está presente em atividades cotidianas da Ultrapar, como a prática de contratar seguros e manter contratos para assegurar o suprimento.

Para mais informações sobre instrumentos financeiros, exposição cambial, valor justo, análise de sensibilidade de instrumentos financeiros, entre outras questões de gestão de riscos, consulte nossas demonstrações financeiras e nosso relatório 20-F.

  • logo extrafarma
  • logo ipiranga
  • logo oxiteno
  • logo ultracargo
  • logo ultragaz

ULTRA © 2017. Todos os direitos reservados -
Termos e Condições
Política de Privacidade