Governança

Documentos societários

O Ultra é uma empresa multi-negócios, comprometida com a eficiência, a eficácia e as melhores práticas de gestão. Dentre as melhores práticas que norteiam nossas condutas se destacam:

Equidade, transparência e responsabilidade
A equidade, a transparência e a responsabilidade são deveres inerentes a nossa organização. Sua prática aumenta a confiança depositada na organização. Consequentemente, gera um clima mais favorável à realização de negócios e projetos. Por conta disso:

  • Tratamos de forma justa e equitativa todos os nossos públicos de relacionamentos e reprovamos todo ato de discriminação ou favorecimento indevido a qualquer pessoa ou empresa.
  • Adotamos procedimentos destinados a garantir que nossos públicos de relacionamento estejam devidamente informados sobre os aspectos relevantes de nossas atividades, zelando para que nossas comunicações e informações sejam verídicas, claras, adequadas e oportunas.
  • Preocupamo-nos com as consequências dos nossos atos, ponderando os efeitos de nossas ações em relação a terceiros e a nós mesmos antes de adotá-las.

Cumprimento das leis
Respeitamos leis, normas e regulamentos, sobretudo porque temos consciência de que formam a base para que todas as pessoas e empresas possam viver em uma sociedade justa e próspera. Por isso:

  • Adotamos políticas e práticas corporativas de controles financeiros, auditoria, controles internos, segurança da informação e controles anticorrupção, destinadas a monitorar a observância das normas e a prevenir e combater atos ilícitos, criminosos ou imorais (tais como corrupção, suborno, fraude, tráfico de influência, trocas indevidas de favores, lavagem de dinheiro ou crimes contra a ordem econômica).
  • Seguimos as normas éticas e de autorregulação das associações empresariais e profissionais a que estamos afiliados.

Desenvolvimento sustentável
Conduzimos nossos negócios com responsabilidade, integridade e zelo, sempre tendo em vista garantir a solidez e longevidade do Ultra. Seguimos essa diretriz sempre em sintonia com os preceitos de desenvolvimento social e de preservação do meio ambiente.

Mantemos um elevado grau de credibilidade e boa reputação construídos ao longo de muitas décadas junto aos nossos públicos. Somos íntegros e leais nessas relações. Buscamos promover as seguintes práticas:

Acionistas e investidores

  • Adotamos políticas e práticas que promovam o alinhamento entre os interesses dos acionistas, dos investidores e dos administradores com os interesses do Ultra.
  • Monitoramos a ocorrência de eventuais conflitos de interesses e os tratamos com imparcialidade.
  • Adotamos políticas de negociação de valores mobiliários e de divulgação de informações ao mercado de capitais que visam a evitar vantagens indevidas e a promover a negociação informada dos valores mobiliários.
  • Adotamos práticas de comunicação rotineira, oportuna e equânime com analistas, investidores e demais interessados, visando a mantê-los informados e a esclarecer-lhes sobre nossas atividades, negócios e resultados.

Colaboradores

  • Adotamos políticas e práticas destinadas a garantir condições de trabalho dignas, saudáveis e motivadoras para nossos colaboradores.
  • Incentivamos o respeito à diversidade e aos direitos humanos.
  • Promovemos o desenvolvimento humano e profissional de nossos colaboradores. Estimulamos a meritocracia. Incentivamos e promovemos as pessoas em função de seu desempenho e do seu comportamento condizente com os interesses da organização.
  • Respeitamos o direito à livre associação sindical e cumprimos as convenções e os acordos coletivos.
  • Não toleramos em nossa organização e realizamos ações de prevenção e combate a todo tipo de:
    • Desrespeito (assédio, ofensa, preconceito, discriminação etc.) no ambiente de trabalho.
    • Trabalho indigno (tal como forçado, infantil, escravo ou similar ao escravo) no ambiente de trabalho.

Clientes e consumidores

  • Temos como objetivo identificar e satisfazer as necessidades e desejos de nossos clientes e consumidores.
  • Adotamos práticas de identificação das necessidades, expectativas e opiniões de nossos clientes e consumidores, que visam ao aperfeiçoamento de nossas ofertas de produtos e serviços.
  • Não utilizamos qualquer estratégia de marketing, de publicidade ou de venda que possa iludir nossos clientes ou contrapartes a respeito da qualidade, finalidade e preço de nossos produtos ou serviços

Revendedores

  • Reconhecemos na parceria com nossos revendedores a continuidade de nossos valores e das nossas práticas de negócios.
  • Trabalhamos para que os nossos revendedores sigam os princípios deste código.

Parceiros de negócios (fornecedores, representantes e demais parceiros)

  • Mantemos relações baseadas no espírito de parceria e comprometimento com os nossos Parceiros de Negócios.
  • Selecionamos os Parceiros de Negócios mais bem capacitados e que ofereçam uma adequada relação custo-benefício.
  • Mantemos políticas e práticas de seleção que garantam processos transparentes, honestos e justos para todos os envolvidos e, portanto, que jamais favoreçam um fornecedor, parceiro ou representante em detrimento dos demais.
  • Trabalhamos para que nossos Parceiros de Negócios sigam os princípios deste código.

Concorrentes

  • Defendemos os preceitos da livre concorrência. Não praticamos atos de concorrência desleal.
  • Respeitamos a reputação de nossos concorrentes.
  • Não formamos nem participamos de cartéis. Não fazemos acordos comerciais com concorrentes com a finalidade de combinar os preços, dividir clientes ou por qualquer outro meio limitar a concorrência.

Mídia

  • Mantemos com os meios de comunicação um relacionamento baseado na imparcialidade e em informações verídicas, claras, adequadas e oportunas.

Poder público

  • Adotamos políticas e práticas corporativas para garantir que nossas relações, parcerias e negócios com os órgãos, empresas, funcionários e representantes do poder público em todas as suas instâncias sejam pautados pela honestidade, pela transparência e pela responsabilidade.
  • Gerimos os nossos negócios sem influências ideológicas ou partidárias.
  • Não oferecemos ou cedemos a solicitações ou sugestões de oferta de cortesias (tais como brindes, presentes, viagens ou jantares) em troca de favores ou pedidos de facilitações nos relacionamentos com o poder público.

O Ultra é a soma dos esforços de todos nós. Não é simplesmente um local de trabalho, mas a nossa empresa, onde desenvolvemos nossa carreira e reputação profissional, e onde diariamente, desenhamos nosso futuro conjunto. Valorizamos um ambiente saudável e produtivo. Agimos com base em fatos e dados e no respeito às pessoas. Privilegiamos qualificação e competências. Respeitamos a cultura e as políticas da empresa. Para tanto, adotamos as seguintes diretrizes:

Excelência profissional

  • Realizamos nosso trabalho com dedicação e senso de responsabilidade. Buscamos sempre fazer o melhor.
  • Mantemo-nos atualizados sobre os conhecimentos e as melhores técnicas relativas à profissão de cada um de nós.
  • Respeitamos todas as pessoas sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito.
  • Aprendemos com nossos erros e evitamos repeti-los. Aceitamos a crítica e trabalhamos para aprender com ela.
  • Expressamos nossas opiniões e críticas de maneira fundamentada, respeitosa, profissional e no interesse da empresa.
  • Zelamos pelos recursos tangíveis e intangíveis, propriedade intelectual, tempo e instalações do Ultra.
  • Conflitos de interesses
  • Evitamos situações que representem conflitos, reais ou aparentes, entre os interesses pessoais e os interesses da empresa, agindo de maneira ética e honesta, e conduzindo nossas atividades profissionais em benefício da empresa.
  • Zelamos para que nenhuma vantagem ilícita seja proporcionada aos nossos colaboradores.
  • Zelamos para que os negócios com Partes Relacionadas sejam realizados em bases equitativas, sem a participação de tais partes relacionadas no processo decisório interno da empresa.
  • Vantagens ou benefícios indevidos
  • Nunca recebemos, solicitamos ou aceitamos vantagens ou benefícios indevidos por nossas atividades. Assim, os colaboradores do Ultra:
    • Não usam informações confidenciais ou privilegiadas com a finalidade de lucro indevido em benefício próprio ou de terceiros.
    • Não pedem nem aceitam, para si ou para terceiros, pagamentos ou benefícios de qualquer natureza de clientes, fornecedores etc. para realizar suas atividades na empresa.
    • Não aceitam qualquer tipo de incentivo, financeiro ou não, de Parceiros de Negócios, para realizar suas atividades na empresa.
    • Não solicitam emprego ou benefícios para parentes ou amigos em empresas de fornecedores ou clientes.

Segurança da informação e dos recursos da empresa

  • Zelamos pela integridade e proteção das informações e sistemas de informática da companhia, e por sua utilização responsável que evite o surgimento e exploração de fragilidades de segurança.
  • Reconhecemos que os cadastros de empresas e pessoas (tais como clientes, fornecedores ou colaboradores) são de propriedade da empresa e os utilizamos com responsabilidade e dentro dos limites legais.
  • Sabemos que os processos de gestão, projetos e fórmulas de produtos são propriedades intelectuais da empresa e devem ser tratados com confidencialidade e protegidos contra furtos, não podendo ser compartilhados sem autorização formal.
  • Tratamos todas as informações do Ultra com confidencialidade, seguindo todas as diretrizes e normas do mercado de capitais.
  • Estamos cientes de que correspondência recebida ou enviada por meio de equipamentos e sistemas da empresa é de propriedade do Ultra e poderá ser monitorada.

Brindes e presentes

Em nossas relações comerciais não nos deixamos colocar em situações de conflitos de interesse real ou aparente. Por isto:

  • Não aceitamos brindes ou presentes em espécie ou com valor comercial
  • Não aceitamos convites, exceto para eventos institucionais ou patrocinados, de caráter coletivo, e com prévia consulta ao superior imediato.
  • Observamos todas as disposições legais sobre o tema.

Atividades externas

  • Informamos nosso gestor imediato e a área de recursos humanos sobre a intenção de assumir um segundo emprego, atividades de docência, um trabalho de consultoria ou uma sociedade em empresa de qualquer natureza.

Relacionamento pessoal com clientes, fornecedores, revendedores e parceiros de negócios

  • Não realizamos negociações particulares com clientes, fornecedores, revendedores ou parceiros de negócios, salvo relações cotidianas de consumo, sem antes obter autorização do gestor imediato e da área de recursos humanos.
  • Não assumimos qualquer atividade em empresas de clientes, fornecedores, revendedores ou parceiros de negócios.
  • Não solicitamos aos clientes, fornecedores, revendedores ou parceiros de negócios favores ou benefícios de qualquer natureza com o intuito de gerar benefícios pessoais, para nós ou para terceiros.

Comitê de Conduta
O Comitê de Conduta é um órgão criado pelo Conselho de Administração do Ultra. São objetivos do comitê:

  • Gerir o Código de Ética e suas diretrizes
  • Monitorar a abrangência e observância ao Código de Ética
  • Agir nos casos de dúvidas e violações.

O comitê trabalha em ambiente de total isenção e independência e está disponível a todos os colaboradores.

Em casos de dúvidas

Este código tem o objetivo de estabelecer diretrizes gerais sobre os valores e expectativas de comportamento. Em caso de dúvidas consulte o Canal de Orientações e Denúncias. A aplicação do Código de Ética não esgota os temas éticos e comportamentos esperados, sendo complementado pelas políticas específicas do Ultra.

Canal de orientações e denúncias

O Ultra oferece aos seus colaboradores um canal de orientações sobre dilemas éticos e resolução de dúvidas relativas ao Código de Ética, que poderá ser acessado pelo telefone 0800 701 7172 ou pelo site www.canalabertoultra.com.br. O mesmo canal também funciona como meio de comunicação para que sejam denunciados, inclusive anonimamente, todos os casos de violação ao Código de Ética, leis ou diretrizes e normas internas. Este canal é operado por empresa independente, que tratará a informação com confidencialidade e diligência, garantindo o seu correto processamento. É obrigação de cada colaborador denunciar os casos de violação ao Código de Ética de que tomar conhecimento.

Violação ao Código de Ética

Todos os profissionais do Ultra devem aderir a este Código de Ética, inclusive supervisionando eventuais violações em seu ambiente de trabalho. Qualquer profissional que viole os princípios deste Código de Ética está sujeito a medidas disciplinares tais como:

  • Advertências
  • Suspensões
  • Demissões
  • Processos judiciais
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