ir para o conteúdo
Governança

Sustentabilidade

Sustentabilidade na Ultrapar

Os avanços em torno da agenda de sustentabilidade da Ultrapar se materializaram em 2021 com o fortalecimento da estrutura de gestão, definição da macroestratégia e discussões sobre os temas materiais em diferentes instâncias. 

No início de 2021, foi instituída a Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos para reforçar a condução dos desafios relacionados à agenda ambiental, social e de governança, que responde à Diretoria Executiva Corporativa e de Participações.

Os temas materiais da Ultrapar agrupam informações de todos os nossos negócios, como avaliação de impactos, riscos e oportunidades, iniciativas globais sobre cada tema, maturidade dos temas na Holding, relações com indicadores GRI (Global Reporting Initiative) e análise de conexão com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Além disso, a visão de diferentes stakeholders, como a Administração da Ultrapar, colaboradores, acionistas e investidores, analistas de mercado, órgãos reguladores/fiscalizadores, entidades de classe e imprensa também foram levados em consideração. Assim, a Ultrapar definiu seus temas materiais para que possa avançar no desenvolvimento de uma estratégia ESG e divulgar avanços e informações de seus negócios para o mercado.

Esse estudo de materialidade foi feito pela primeira vez em 2019 e a partir dele foram definidas as prioridades da agenda de sustentabilidade no nível da Ultrapar. Em 2021, o Conselho de Administração avaliou e validou a revisão da matriz de materialidade e os compromissos de longo prazo estabelecidos pela Companhia, a fim de assegurar maior assertividade entre os direcionadores estratégicos e os temas socioambientais e de governança prioritários.

Temas materiais

Os temas materiais estão organizados em quatro pilares e seus respectivos indicadores estão de acordo com o padrão GRI.

Ratings e índices ESG

A Ultrapar integra diferentes índices que avaliam e classificam as organizações segundo critérios ambientais, sociais e de governança e servem como referência ao considerar os critérios de sustentabilidade na tomada de decisões de investimento. Entre eles estão:

Relatórios

Relatório Integrado

O Relatório Integrado da Ultrapar está alinhado as metodologias GRI e IIRC e indicadores SASB em relação à gestão e divulgação das informações ESG. O conteúdo abrange informações de mercado, econômico-financeiras, operacionais e ambientais, sociais e de governança (ESG) de todos os negócios da Ultrapar, além dos dados da Holding.

Clique aqui para acessar o documento.

Relatórios dos negócios

Ipiranga: Relatório de sustentabilidade e iniciativas ESG

Ultragaz: Relatório de sustentabilidade e iniciativas ESG

Ultracargo: iniciativas ESG

ULTRA © 2022. Todos os direitos reservados. -
Sobre Cookies
Política de Privacidade