Governança

Conselhos e diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com ao menos 30% de membros independentes (percentual superior ao exigido pelo Novo Mercado). Os Conselheiros são eleitos para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição.

Visando sempre a adoção de melhores práticas, nosso Conselho de Administração atualmente possui onze membros, sendo oito membros independentes, de acordo com o critério de independência estabelecido pela B3. Nosso Conselho combina competências e experiências equilibradas e alinhadas à estratégia da Ultrapar, sendo que cada candidato se destaca individualmente pelo extenso know-how em sua área.

A fim de fortalecer nossa estrutura de governança, a Companhia implementou comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, citados abaixo. Adicionalmente, a Ultrapar possui outros comitês dos Órgãos de Gestão focados em temas específicos, dentre eles: Comitê de Conduta, Comitê de Segurança, Comitê de Seguros, Comitê de Riscos e Aplicações Financeiras, Comitê de Investimentos, Comitê de Divulgação e Negociação e o Comitê de Segurança da Informação.

As informações sobre as atribuições do Conselho e seus Comitês de assessoramento, bem como os currículos dos seus membros estão disponíveis no Formulário de Referência e no 20-F.

Regimento Interno
  • Fixar a orientação geral dos negócios da Companhia e das sociedades sob seu controle;
  • Eleger e destituir os diretores da Companhia, designando entre eles o Diretor Presidente e o Diretor de Relações com Investidores e fixar-lhes as atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos diretores;
  • Manifestar-se sobre o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia;
  • Fixar a remuneração dos membros do Conselho de Administração, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Definir os critérios gerais de remuneração e política de benefícios dos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e, sempre que julgar necessário, das sociedades sob seu controle, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Apresentar à Assembleia Geral chapa para eleição dos membros do Conselho de Administração;
  • Propor à Assembleia Geral a destinação do saldo do lucro líquido ajustado do exercício e aprovar o levantamento das demonstrações financeiras em períodos inferiores ao exercício social, assim como a distribuição de dividendos com base em tais demonstrações;
  • Deliberar sobre a emissão de ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição;
  • Autorizar a aquisição de ações da Companhia para permanência em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação, observadas as disposições legais aplicáveis;
  • Aprovar aquisições, alienações, outorgas de garantias, endividamento, investimentos e aquisição de participação societária, sempre que o valor da operação exceder 5% do patrimônio líquido da Companhia;
  • Escolher e destituir os auditores independentes;
  • Manifestar-se favorável ou contrariamente a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia; e
  • Aprovar as políticas corporativas, conforme propostas que lhe sejam submetidas pelos órgãos competentes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Pedro Wongtschowski 24/04/1946 Presidente do Conselho 10/04/2019 AGO 2021 Não
Lucio de Castro Andrade Filho 01/04/1945 Vice-Presidente do Conselho 10/04/2019 AGO 2021 Não
Alexandre Gonçalves Silva 06/03/1945 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh 13/07/1967 Conselheiro 22/09/2020 AGO 2021 Não
Ana Paula Vitalli Janes Vescovi 08/04/1969 Conselheira 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Flavia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello 01/08/1978 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
José Galló 11/09/1951 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
José Maurício Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Nildemar Secches 24/08/1948 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim

Pedro Wongtschowski

O Sr. Wongtschowski tornou-se diretor da Ultrapar em 1985, e CEO de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Atualmente atua como Presidente do Conselho de Administração. É Presidente do Conselho da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras,  Presidente do Conselho da EMPRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. O Sr. Wongtschowski é membro do Conselho de Administração da Embraer S/A., da Votorantim S.A., da CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e de outras organizações sem fins lucrativos. Além disso, ele é autor ou coautor de livros relacionados à indústria química. O Sr. Wongtschowski é Engenheiro Químico, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo – Escola Politécnica.

Lucio de Castro Andrade Filho

O Sr. Andrade Filho é membro do Conselho de Administração desde 1998, atualmente atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração. Ingressou na companhia em 1977 e desde então ocupou diversos cargos em algumas de nossas subsidiárias nos segmentos de GLP, logística, engenharia e indústria química, e também ocupou o cargo de vice-presidente da Ultrapar de 1982 a 2006. O Sr. Andrade Filho foi diretor presidente da GLP – Qualidade Compartilhada, uma associação da indústria de GLP, e membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP. Ele também foi membro da Associação Arte Despertar, de 2005 a 2009. O Sr. Andrade Filho formou-se em engenharia civil e em administração pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1968 e 1972, respectivamente.

Alexandre Gonçalves Silva

O Sr. Silva se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Silva é membro do Conselho de Administração da Embraer S.A. desde 2011, e em 2012, tornou-se o presidente do Conselho de Administração da Embraer S.A. Também é membro do Conselho de Administração da Companhia Nitro Química Brasileira desde 2012, da Votorantim Cimentos desde 2016 e do Rio Galeão desde 2019. O Sr. Silva foi membro do Conselho de Administração da Tecsis – Tecnologia e Sistemas Avançados de 2013 a 2016 e da Fibria Celulose S.A. de 2009 a 2019. Ele também foi CEO da General Electric no Brasil de 2001 a 2007. Formou-se em engenharia industrial mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do – Rio de Janeiro, em 1967.

Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh

O Sr. Saigh se juntou à Ultrapar em setembro de 2020 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Saigh é co-fundador e membro do Comitê Executivo do Pátria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina. Ele se associou ao Banco Patrimônio em 1994, como sócio responsável pelo desenvolvimento e execução das atividades de merchant banking / private equity e co-fundou o Pátria Investimentos no início dos anos 2000. O Sr. Alexandre é formado em gestão financeira e administração hoteleira pela Universidade de Boston e é pós-graduado em economia pela Universidade de Harvard.

Ana Paula Vitali Jones Vescovi

A Sra. Vescovi se juntou à Ultrapar em julho de 2019 como membro do Conselho de Administração. Ela é membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal e foi Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal de 2017 a 2019. A Sra. Vescovi também foi vice-ministra e secretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda da República Federativa do Brasil de 2016 a 2018. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1990 e obteve mestrado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em 1992, e em políticas públicas na Universidade de Brasília, em 2001.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Buarque de Almeida se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. Ela é Diretora e Sócia da Península Capital S.A. desde 2013 e diretora executiva da O3 Gestão de Recursos Ltda. A Sra. Buarque de Almeida é membro do Conselho de Administração da BRF SA desde 2017, do Groupe Carrefour SA desde 2013 e da W2W E-Commerce de Vinhos SA desde 2016. Ela foi Diretora na GAEC Educação SA de 2014 a 2018 e atuou como membro do Conselho de Supervisão da Universidade de Harvard de 2011 a 2017. A Sra. Buarque de Almeida também foi membro do Conselho de Administração da Lojas Renner SA de 2011 a 2016. Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, em 1989 e possui MBA pela Harvard Business School em 1994, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management (Universidade Northwestern), Insead e Harvard.

Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello

O Sr. Monteiro de Carvalho se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Monteiro de Carvalho é Diretor de Relações com Investidores e membro suplente do Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A. desde 2015. Ele também é Diretor e membro do Conselho de Administração da Charles River Capital, uma gestora de recursos, desde 2013. Anteriormente, o Sr. Monteiro de Carvalho foi Diretor do Astor Group, uma boutique de M&A, e Diretor da Organização Arnon de Mello, um conglomerado atuante no segmento de mídia. Ele é bacharel em relações internacionais com especialização em economia internacional pela Universidade de Georgetown - magna cum laude e possui MBA pela Harvard Business School.

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo se juntou à Ultrapar como membro do Conselho de Administração em abril de 2015. É membro do Conselho de Administração da Prumo Logística S.A. desde 2014. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desde 2010 e, de 2015 a 2018, exerceu a Presidência do IBP. Ele é também é consultor sênior da McKinsey & Comp., Inc. desde 2012 e membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), responsável pelo Núcleo de Energia. Foi membro do Conselho de Administração da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. de 2011 a 2017. De 2003 a 2009 trabalhou na Equinor, como vice-presidente senior na Noruega e depois como presidente da Equinor no Brasil. Trabalhou por 27 anos na Petrobras, de 2000 a 2003 como membro da Diretoria Executiva, responsável pela Área Internacional. Possui mais de 40 anos de experiência na indústria do petróleo. Formou-se em geologia pela Universidade de Brasília e obteve mestrado em geofísica pela Universidade do Texas.

José Galló

O Sr. Galló se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Galló é membro do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde 1998. Foi Presidente da Lojas Renner S.A. de 1999 a 2019. Ele também foi membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car. desde 2011, do Itaú Unibanco Holding SA desde 2016 e do Instituto do Desenvolvimento do Varejo. O Sr. Galló é Vice-Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre desde 2005 e Embaixador do Rio Grande do Sul na Endeavor Brasil desde 2002. O Sr. Galló também foi membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola SA de 2007 a 2016. Formou-se em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, em 1974.

José Maurício Pereira Coelho

O Sr. Coelho se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração. Ele é atualmente o CEO da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Ele foi o presidente e CEO do BB Seguridade Participações S.A. de 2017 a 2018 e vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do Banco do Brasil S.A. de 2015 a 2017. Sr. Coelho foi também membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC, New York, BB Securities Limited, London e BB Securities Asia Pte. Ltda., Singapore, de 2009 a 2015. Também é membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. desde 2012. Formou-se em contabilidade pela Faculdade Unigranrio, Rio de Janeiro, em 1990. Possui MBA em finanças e mercado de capitais, com especialização em Governança Corporativa, pela FGV/RJ.

Nildemar Secches

O Sr. Secches é membro de nosso Conselho de Administração desde abril de 2002. O Sr. Secches é membro do Conselho de Administração da WEG S.A. e da Suzano Papel e Celulose. Ele foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A de 2012 a 2017, presidente do Conselho de Administração da Brasil Foods S.A., de 2007 a 2013, e CEO da Empresas Perdigão S.A. de 1995 a 2008. De 1972 a 1990, o Sr. Secches trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no qual foi diretor de 1987 a 1990. O Sr. Secches ocupou também anteriormente os cargos de presidente da ABEF – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango e vice-presidente da ABIPECS – Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína. O Sr. Secches formou-se em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo, unidade de São Carlos, concluiu mestrado em finanças pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu doutorado em economia pela Universidade de Campinas, no estado de São Paulo.

Comitês de Assessoramento

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Auditoria e Riscos deve ser composto por no mínimo três membros, dos quais ao menos um será membro independente do Conselho de Administração e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. O Comitê tem como responsabilidade avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos, dentre outras.

O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelo membro externo Flávio Cesar Maia Luz (como coordenador) e pelos conselheiros Ana Paula Vescovi, Joaquim Pedro Mello e José Maurício Pereira Coelho. O mandato de todos coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2021.

Regimento Interno
  • Opinar sobre a contratação e destituição dos serviços de auditoria independente;
  • Analisar o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas, efetuando as recomendações que entender necessárias ao Conselho de Administração;
  • Avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e as demonstrações financeiras;
  • Acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia;
  • Avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia e assessorar o Conselho de Administração na definição dos níveis aceitáveis de risco;
  • Avaliar, monitorar, e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas corporativas da Companhia;
  • Estabelecer procedimentos para recepção e tratamento de informações submetidas por quaisquer pessoas relativas ao alegado descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia;
  • Interagir com os demais órgãos competentes da Companhia no sentido de receber e analisar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos, políticas e códigos internos; e
  • Opinar sobre as matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração.

A Ultrapar possui um Comitê de Pessoas estatutário, formado por quatro membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. Tem como principais responsabilidades propor ao Conselho de Administração parâmetros e diretrizes da política de remuneração e auxiliar no processo de sucessão dos executivos da Companhia.

O Comitê de Pessoas é composto pelos conselheiros Lucio de Castro Andrade Filho (coordenador do comitê), José Galló, Nildemar Secches e Alexandre Gonçalves Silva, cujo mandato coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2021.

Regimento Interno
  • Propor ao Conselho de Administração e revisar periodicamente os parâmetros e diretrizes da política de remuneração e demais benefícios a serem atribuídos aos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e de suas controladas, aos membros dos comitês e demais órgãos de assessoramento do Conselho;
  • Propor ao Conselho de Administração a remuneração global dos administradores da Companhia, a ser submetida à Assembleia Geral de acionistas, bem como a proposta de remuneração individual da Diretoria;
  • Diligenciar para que a Companhia se prepare adequadamente para a sucessão de seus executivos; e
  • Diligenciar para garantir a adoção, pela Companhia, de um modelo de competências, liderança, atração, retenção e motivação alinhados com os planos estratégicos.

A Ultrapar possui um Comitê de Estratégia estatutário, formado por quatro membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. Tem como principal responsabilidade a orientação geral dos negócios, a preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos, e a estratégia de alocação de capital.

O Comitê de Estratégia é composto pelos conselheiros Pedro Wongtschowski (coordenador do comitê), Jorge Toledo de Camargo, Flávia Buarque de Almeida e Lucio de Castro Andrade Filho, cujo mandato coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2021.

Regimento Interno
  • Orientação geral dos negócios, bem como preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos da Companhia;
  • Aprovação e acompanhamento dos principais investimentos da Companhia, nos termos da Política de Investimentos; e
  • Definição da estratégia de alocação de capital e a gestão de portfólio da Companhia, incluindo operações de fusões e aquisições.

Conselho Fiscal

A Companhia tem um Conselho Fiscal, que funciona em caráter não permanente, sendo instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal é composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competência e remuneração previstos em lei, com mandato de um ano. Os membros do Conselho Fiscal da Ultrapar em exercício foram eleitos pela Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em abril de 2020.

Regimento Interno

Dentre aquelas estabelecidas na Lei das Sociedades Anônimas:

  • Opinar sobre o relatório da Administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral;
  • Opinar sobre as propostas dos órgãos da Administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão;
  • Analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia;
  • Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
  • Análise do relatório da Administração e demonstrações financeiras da Companhia e suas controladas, efetuando as recomendações que julgar necessárias para o Conselho de Administração;
  • Análise das informações trimestrais e demonstrações financeiras;
  • Avaliar a efetividade e suficiência da estrutura de controles internos e processos de auditoria interna e independente, tendo em vista as disposições constantes do Sarbanes-Oxley Act; e
  • Opinar, a pedido do Conselho de Administração, sobre propostas dos órgãos de administrações a serem submetidas à Assembleia Geral ou consideradas relevantes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Geraldo Toffanello 12/10/1950 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim
Marcelo Amaral Moraes 10/07/1967 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim
William Bezerra Cavalcanti Filho 26/10/1956 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim

Geraldo Toffanello

O Sr. Toffanello é membro de nosso Conselho Fiscal desde 19 de abril de 2017. O Sr. Toffanello é membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A.. De 1998 a 2012, atuou como diretor contábil da Gerdau S.A. Foi membro do Conselho Fiscal da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos e membro do Conselho de Administração da Puras FO de 2013 a 2015. O Sr. Toffanello atuou como membro do comitê de normas de contabilidade e auditoria da ABRASCA – Associação Brasileira de Companhias Abertas, de 1995 a 2012 e membro do conselho de IFRS. Também é fundador de Luzes do Mundo Ltda. O Sr. Toffanello obteve graduação em contabilidade da Faculdade Porto-Alegrense de ciências contábeis e administrativas e pós-graduação em contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Amaral Moraes

O Sr. Moraes ingressou na Ultrapar em abril de 2019, como membro do Conselho Fiscal. O Sr. Moraes é presidente do Conselho Fiscal da Vale SA desde 2004 e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA desde 2018. Ele também é membro do Conselho de Administração da CPFL Energia SA desde 2017 e membro do Conselho Fiscal da Linx S.A., desde 2018. O Sr. Moraes atuou como presidente do Conselho Fiscal da Aceco TI SA de 2016 a 2018 e como membro do Conselho de Administração da Eternit SA de 2016 a 2018. Ele foi diretor administrativo e Presidente do Capital Dynamics AG do Brasil de 2012 a 2015. O Sr. Moraes formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e possui MBA com ênfase em finanças pela COPPEAD-UFRJ e pós-graduação em direito empresarial e arbitragem pela FGV-EAESP. Fundação Getulio Vargas em São Paulo).

William Bezerra Cavalcanti Filho

O Sr. Cavalcanti Filho ingressou na Ultrapar em abril de 2018 como membro do Conselho Fiscal. Atua como membro do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil, membro suplente do Conselho Fiscal da Norte Energia S.A. e membro do Comitê de Auditoria da Pré-sal Petróleo S.A.. Adicionalmente, foi membro do Conselho de Administração da Guaraniana S.A. (atual NeoEnergia) e da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (membro suplente), membro do Conselho Fiscal da Sadia S.A., da ALL S.A., da Login-Intermodal S.A. e da CPFL S.A.. Ele foi Diretor Financeiro do Banco do Brasil S.A. e Gerente Geral de Investimentos da Brasilcap S.A.. Formado em economia e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto Metodista Bennett em 1982.

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta por até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, cabe ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Como processo contínuo de aprimoramento da estrutura de governança corporativa e de modelo de gestão, a Ultrapar implementou Conselhos Consultivos em cada negócio, órgãos de assessoramento da respectiva diretoria. Cada conselho consultivo é composto pelo CEO e CFO da Ultrapar e dois profissionais de mercado, com competências que agregam valor a cada negócio. Seu principal objetivo é contribuir para elevar a qualidade da supervisão e acompanhamento de cada negócio, por meio de análises mais profundas sobre estratégia, investimentos, pessoas e resultados, tornando mais ágil o processo de tomada de decisões.

Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato
Frederico Curado 22/10/1961 Diretor Presidente 21/06/2017 AGO 2021
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Diretor Financeiro e de RI 02/05/2018 AGO 2021
João Benjamin Parolin 09/08/1958 Presidente da Oxiteno 06/05/2015 AGO 2021
Marcelo Pereira Malta de Araújo 06/08/1961 Presidente da Ipiranga 29/08/2018 AGO 2021
Décio de Sampaio Amaral 11/11/1969 Presidente da Ultracargo 07/10/2019 AGO 2021
Tabajara Bertelli Costa 12/08/1971 Presidente da Ultragaz 20/06/2018 AGO 2021

Frederico Pinheiro Fleury Curado

Sr. Frederico Curado é Diretor Presidente da Ultrapar desde outubro de 2017. Foi Diretor Presidente da Embraer S.A. de 2007 a 2016, onde ocupou anteriormente os cargos de Vice-Presidente Executivo para o Mercado da Aviação Comercial, de 1998 a 2007, e Vice-Presidente Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, de 1995 a 1998. O Sr. Curado é Diretor nao estatutário da Transocean Ltd. (desde 2013) e da ABB Ltd. (desde 2016). O Sr. Curado atuou como Diretor não estatutário da Iochpe-Maxion S.A. (de 2015 a 2017), Vice-Presidente da CCI - Câmara Internacional do Comércio (de 2013 a 2018), Presidente do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (de 2011 a 2016) e, como Diretor do Museu Nacional do Ar e do Espaço de Smithsonian (de 2014 a 2017). O Sr. Curado é bacharel em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1983 e possui MBA pela Universidade de São Paulo em 1997.

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, consolidou sólida experiência atuando em diversas áreas do grupo: Tesouraria, M&A, Planejamento e Relações com Investidores. De 2012 a 2014, atuou como diretor de M&A, Planejamento Corporativo e Relações com Investidores, sendo responsável pela coordenação do projeto de entrada da Companhia no setor de varejo farmacêutico, que resultou na aquisição da Extrafarma. Com o desafio de liderar seu plano de expansão sa Extrafarma, o Sr. Pizzinatto se tornou Diretor da Extrafarma, e de 2014 a 2018 ocupou as posições de Diretor de Expansão, Marketing, Comercial e Logística. Em junho de 2018, passou a ocupar o cargo de Presidente da Extrafarma. Em outubro de 2020, se tornou Diretor Financeiro e de Relacões com Investidores da Companhia. Ele também é membro do conselho da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Possui MBA pela Stanford Graduate School of Business e é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo.

João Benjamin Parolin

O Sr. Parolin ingressou na Companhia em 1986, trabalhando no departamento comercial da Oxiteno antes de assumir o cargo de Diretor de Operações da Oxiteno em 2007. O Sr. Parolin atuou anteriormente como gerente de marketing de 1989 a 1992 e gerente de vendas 1992 a 2000. De 2000 a 2006, ele ocupou o cargo de diretor de vendas na Oxiteno. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Parolin trabalhou na área comercial da Dow Química S.A. O Sr. Parolin formou-se em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1980, e possui pós-graduação em administração mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Instituto de Administração – Universidade de São Paulo. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Fundação Dom Cabral / JL Kellog Graduate School of Management (Northwestern University) em 2000 e o Advanced Management Program pela Wharton University em 2005.

Marcelo Pereira Malta de Araújo

O Sr. Araújo ingressou na Ultrapar em 2018. Com mais de 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na Shell do Brasil, onde atuou por dez anos nas áreas de operações, varejo, lubrificantes, marketing, planejamento e engenharia. Posteriormente, ocupou posições de liderança em grandes grupos empresariais brasileiros, como Natura, CSN, Camargo Correa e Grupo Libra. Nos últimos anos, atuou como Diretor Presidente da Marisa Lojas S.A.. O Sr. Araújo também possui experiência em Conselhos de Administração de grandes empresas, como Usiminas, Laboratório Fleury e Alpargatas. Ele é graduado em engenharia pelo IME – Instituto Militar de Engenharia e possui MBA Executivo pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (atual IBMEC), além de cursos de especialização em Harvard e Insead.

Décio de Sampaio Amaral

O Sr. Amaral ingressou na Ultrapar em 2020. Com 28 anos de experiência em logística, suprimento e gestão de projetos, Décio Amaral ocupou posições de liderança em empresas como Itautec-Philco, Souza Cruz e Vale. Nos últimos anos atuou como CEO da Camargo Correa Infraestrutura. O Sr. Amaral é graduado em engenharia pelo ITA e em administração industrial pela Fundação Vanzolini, com MBA em finanças pelo IBMEC e cursos de especialização nas universidades internacionais IMD e MIT.

Tabajara Bertelli Costa

O Sr. Bertelli iniciou sua carreira na Ultrapar em 1995 na área financeira, e em 2000 foi para a Ultragaz, onde desenvolveu uma trajetória consistente, especialmente nas áreas comerciais. Em 2015, foi transferido para a Ipiranga, como diretor, para a recém-criada Diretoria de Mercado Empresarial, e teve a oportunidade de desenvolver e consolidar uma estratégia diferenciada para os clientes deste setor. Em janeiro de 2019, foi nomeado como Presidente da Ultragaz. O Sr. Tabajara graduou-se em engenharia de produção pela USP, tem mestrado em administração de empresas pela USP e especialização em finanças pela FGV. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Kellogg Business School, em 2010.

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