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Governança

Conselhos e diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com ao menos 1/3 ou dois, o que for maior, de membros independentes (conforme definição do Regulamento do Novo Mercado). Os Conselheiros são eleitos para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição.

Visando sempre a adoção de melhores práticas, nosso Conselho de Administração atualmente possui dez membros, sendo seis membros independentes, de acordo com o critério de independência estabelecido pela B3. Nosso Conselho combina competências e experiências equilibradas e alinhadas à estratégia da Ultrapar, sendo que cada candidato se destaca individualmente pelo extenso know-how em sua área.

A fim de fortalecer nossa estrutura de governança, a Companhia implementou comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, citados abaixo. Adicionalmente, a Ultrapar possui outros comitês dos Órgãos de Gestão focados em temas específicos, dentre eles: Comitê de Conduta, Comitê de Segurança e Meio Ambiente, Comitê de Seguros, Comitê de Riscos e Aplicações Financeiras, Comitê de Divulgação e Negociação e o Comitê de Segurança da Informação.

As informações sobre as atribuições do Conselho e seus Comitês de assessoramento, bem como os currículos dos seus membros estão disponíveis no Formulário de Referência e no 20-F.

Regimento Interno
  • Fixar a orientação geral dos negócios da Companhia e das sociedades sob seu controle;
  • Eleger e destituir os diretores da Companhia, designando entre eles o Diretor Presidente e o Diretor de Relações com Investidores e fixar-lhes as atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos diretores;
  • Manifestar-se sobre o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia;
  • Fixar a remuneração dos membros do Conselho de Administração, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Definir os critérios gerais de remuneração e política de benefícios dos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e, sempre que julgar necessário, das sociedades sob seu controle, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Apresentar à Assembleia Geral chapa para eleição dos membros do Conselho de Administração;
  • Propor à Assembleia Geral a destinação do saldo do lucro líquido ajustado do exercício e aprovar o levantamento das demonstrações financeiras em períodos inferiores ao exercício social, assim como a distribuição de dividendos com base em tais demonstrações;
  • Deliberar sobre a emissão de ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição;
  • Autorizar a aquisição de ações da Companhia para permanência em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação, observadas as disposições legais aplicáveis;
  • Aprovar aquisições, alienações, outorgas de garantias, endividamento, investimentos e aquisição de participação societária, sempre que o valor da operação exceder 5% do patrimônio líquido da Companhia;
  • Escolher e destituir os auditores independentes;
  • Manifestar-se favorável ou contrariamente a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia; e
  • Aprovar as políticas corporativas, conforme propostas que lhe sejam submetidas pelos órgãos competentes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Pedro Wongtschowski 24/04/1946 Presidente do Conselho 14/04/2021 AGO 2023 Não
Frederico Pinheiro Fleury Curado 22/10/1961 Vice-Presidente do Conselho 22/09/2021 AGO 2023 Não
Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh 13/07/1967 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Não
Ana Paula Vitali Janes Vescovi 08/04/1969 Conselheira 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Flávia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Galló 11/09/1951 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Luiz Alquéres 31/03/1944 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Maurício Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Otávio Lopes Castello Branco Neto 28/10/1958 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Não

Pedro Wongtschowski

O Sr. Wongtschowski tornou-se diretor da Ultrapar em 1985, e foi CEO da Ultrapar de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Atualmente atua como presidente do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Estratégia. É presidente do Conselho Superior da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, membro do Comitê Gestor da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI-CNI), membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho de Administração da EMPRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), membro do Conselho do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), membro do Conselho de Administração da Embraer S.A. e do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e de diversas organizações sem fins lucrativos. Além disso, é autor ou coautor de livros relacionados à indústria química. O Sr. Wongtschowski é engenheiro químico, com mestrado e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica.

Frederico Pinheiro Fleury Curado

O Sr. Curado foi diretor presidente da Ultrapar de outubro de 2017 a dezembro de 2021. Atualmente atua como vice-presidente do Conselho de Administração e membro dos Comitês de Pessoas, Estratégia e de Conduta. Foi diretor presidente da Embraer S.A. de 2007 a 2016, onde ocupou anteriormente os cargos de vice-presidente executivo para o Mercado da Aviação Comercial, de 1998 a 2007, e vice-presidente executivo de planejamento e desenvolvimento organizacional, de 1995 a 1998. O Sr. Curado é membro do Conselho de Administração da Transocean Ltd. desde 2013 e da ABB Ltd. desde 2016. O Sr. Curado atuou como membro do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A. de 2015 a 2017, vice-presidente da CCI (Câmara Internacional do Comércio) de 2013 a 2018, presidente do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos de 2011 a 2016, e como conselheiro do Smithsonian Air and Space Museum de 2014 a 2017. O Sr. Curado é bacharel em engenharia mecânica aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e possui MBA pela USP (Universidade de São Paulo).

Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh

O Sr. Saigh se juntou à Ultrapar em setembro de 2020 como membro do Conselho de Administração e atualmente é também membro do Comitê de Pessoas. O Sr. Saigh é co-fundador e membro do Comitê Executivo do Pátria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina. Se associou ao Banco Patrimônio em 1994, como sócio responsável pelo desenvolvimento e execução das atividades de merchant banking / private equity e co-fundou o Pátria Investimentos no início dos anos 2000. O Sr. Saigh é formado em administração financeira e administração hoteleira pela Universidade de Boston e é pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard.

Ana Paula Vitali Jones Vescovi

A Sra. Vescovi se juntou à Ultrapar em julho de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos (a partir de abril de 2021 como coordenadora). Foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal de 2017 a 2019. Em 2019 tornou-se economista-chefe do Banco Santander Brasil. Também foi secretária-executiva (vice-ministra) e secretária do Tesouro Nacional no Ministério da Fazenda da República Federativa do Brasil de 2016 a 2018. A Sra. Vescovi é formada em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e obteve mestrados em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas), e em políticas públicas na Universidade de Brasília.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Almeida se juntou à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia. É CEO da Península Participações S.A. desde 2019, diretora e sócia da Península Capital S.A. desde 2013 e diretora executiva da O3 Gestão de Recursos Ltda. A Sra. Almeida é membro do Conselho de Administração da BRF S.A. e do Groupe Carrefour desde 2017, da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. desde 2016 e da Vitamina Chile S.P.A. desde 2018. A Sra. Almeida foi diretora na GAEC Educação S.A. de 2014 a 2018 e atuou como membro do Conselho de Supervisão da Universidade de Harvard de 2011 a 2017. Também foi membro do Conselho de Administração das Lojas Renner S.A. de 2011 a 2016. A Sra. Almeida é formada em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e possui MBA pela Harvard Business School, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management (Universidade Northwestern), Insead e Harvard.

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração, além de ser atualmente membro dos Comitês de Auditoria e Riscos e de Estratégia. É membro do Conselho de Administração da Prumo Logística S.A. desde 2014 e da Açu Petróleo S.A. desde 2020. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) desde 2010 e, de 2015 a 2018, exerceu a presidência do IBP. É vice-presidente do Conselho Curador do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), responsável pelo Núcleo de Energia. Foi também consultor sênior da McKinsey & Comp., Inc. de 2012 a 2019 e membro do Conselho de Administração da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. de 2011 a 2017. De 2003 a 2009 trabalhou na Equinor, como vice-presidente senior na Noruega e depois como presidente da Equinor no Brasil. Trabalhou por 27 anos na Petrobras, de 2000 a 2003 como membro da Diretoria Executiva, responsável pela área internacional. Possui mais de 40 anos de experiência na indústria do petróleo. O Sr. Camargo é formado em geologia pela Universidade de Brasília e obteve mestrado em geofísica pela Universidade do Texas em Austin.

José Galló

O Sr. Galló se juntou à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas (atualmente como coordenador). O Sr. Galló é membro do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde 1998, tendo assumido como presidente do órgão em 2019. Foi diretor superintendente da Lojas Renner S.A., de setembro de 1991 até março de 1999, quando foi eleito diretor presidente, cargo que ocupou até abril de 2019.  O Sr. Galló é embaixador da Endeavor Brasil no Rio Grande do Sul desde 2002 e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Caldeira, ecossistema de inovação em Porto Alegre. Foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. de 2016 a 2021, do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A. de abril de 2007 a maio de 2016 e da Localiza Rent a Car S.A. de outubro de 2010 a junho de 2020, tendo sido vice-presidente desse Conselho de abril de 2019 a junho de 2020. O Sr. Galló é formado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

José Luiz Alquéres

O Sr. Alquéres se juntou à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas. É membro do Conselho de Administração da Energisa desde 2017. É também diretor de relações institucionais do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) desde 2020, presidente do Conselho Estratégico da Casa FIRJAN desde 2020, vice-presidente do Instituto Cultura EDP desde 2019 e diretor executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde 1999. Atuou como presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras de 2016 até 2017. O Sr. Alquéres é graduado em engenharia civil pela PUC/RJ e ciências sociais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e França.

José Maurício Pereira Coelho

O Sr. Coelho se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração e desde 2019 é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia. Foi CEO da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) de 2018 a 2021, presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2021, CEO do BB Seguridade Participações S.A. de 2017 a 2018 e vice-presidente de gestão financeira e relações com investidores do Banco do Brasil S.A. de 2015 a 2017. O Sr. Coelho foi também membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC, New York, BB Securities Limited, London e BB Securities Asia Pte. Ltda., Singapore, de 2012 a 2015. Também foi membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. desde 2012 até 2017. O Sr. Coelho é formado em contabilidade pela Faculdade Unigranrio, Rio de Janeiro. Possui MBA em finanças e mercado de capitais, com especialização em governança corporativa, pela FGV/RJ.

Otávio Lopes Castello Branco Neto

O Sr. Castello Branco Neto se juntou à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração. É sócio e membro do Conselho de Administração do Pátria Investimentos desde 2010 e é membro do comitê executivo. O Sr. Castello Branco Neto é graduado em engenharia.

Comitês de Assessoramento

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Auditoria e Riscos deve ser composto apenas por Conselheiros, sendo a maioria dos membros independentes e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. O Comitê tem como responsabilidade avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos, dentre outras.

O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelos conselheiros Ana Paula Vitali Janes Vescovi (coordenadora do comitê), Jorge Marques de Toledo Camargo e José Maurício Pereira Coelho. O mandato de todos coincide com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Opinar sobre a contratação e destituição dos serviços de auditoria independente;
  • Analisar o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas, efetuando as recomendações que entender necessárias ao Conselho de Administração;
  • Avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e as demonstrações financeiras;
  • Acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia;
  • Avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia e assessorar o Conselho de Administração na definição dos níveis aceitáveis de risco;
  • Avaliar, monitorar, e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas corporativas da Companhia;
  • Estabelecer procedimentos para recepção e tratamento de informações submetidas por quaisquer pessoas relativas ao alegado descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia;
  • Interagir com os demais órgãos competentes da Companhia no sentido de receber e analisar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos, políticas e códigos internos; e
  • Opinar sobre as matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração.

A Ultrapar possui um Comitê de Pessoas estatutário, formado em sua maioria por membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. Tem como principais responsabilidades propor ao Conselho de Administração parâmetros e diretrizes da política de remuneração e auxiliar no processo de sucessão dos executivos da Companhia.

O Comitê de Pessoas é composto pelos conselheiros José Galló (coordenador do comitê), Frederico Pinheiro Fleury Curado, Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh e José Luiz Alquéres, cujos mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Propor ao Conselho de Administração e revisar periodicamente os parâmetros e diretrizes da política de remuneração e demais benefícios a serem atribuídos aos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e de suas controladas, aos membros dos comitês e demais órgãos de assessoramento do Conselho;
  • Propor ao Conselho de Administração a remuneração global dos administradores da Companhia, a ser submetida à Assembleia Geral de acionistas, bem como a proposta de remuneração individual da Diretoria;
  • Diligenciar para que a Companhia se prepare adequadamente para a sucessão de seus executivos; e
  • Diligenciar para garantir a adoção, pela Companhia, de um modelo de competências, liderança, atração, retenção e motivação alinhados com os planos estratégicos.

A Ultrapar possui um Comitê de Estratégia estatutário, formado em sua maioria por membros do Conselho de Administração. Tem como principal responsabilidade a orientação geral dos negócios, a preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos, e a estratégia de alocação de capital.

O Comitê de Estratégia é composto pelos conselheiros Pedro Wongtschowski (coordenador do comitê), Frederico Pinheiro Fleury Curado, Jorge Marques de Toledo Camargo e Flávia Buarque de Almeida, cujos mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Orientação geral dos negócios, bem como preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos da Companhia;
  • Aprovação e acompanhamento dos principais investimentos da Companhia, nos termos da Política de Investimentos; e
  • Definição da estratégia de alocação de capital e a gestão de portfólio da Companhia, incluindo operações de fusões e aquisições.

Conselho Fiscal

A Companhia tem um Conselho Fiscal, que funciona em caráter não permanente, sendo instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal é composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competência e remuneração previstos em lei, com mandato de um ano. Os membros do Conselho Fiscal da Ultrapar em exercício foram eleitos pela Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em abril de 2022.

Regimento Interno

Dentre aquelas estabelecidas na Lei das Sociedades Anônimas:

  • Opinar sobre o relatório da Administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral;
  • Opinar sobre as propostas dos órgãos da Administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão;
  • Analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia;
  • Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
  • Análise do relatório da Administração e demonstrações financeiras da Companhia e suas controladas, efetuando as recomendações que julgar necessárias para o Conselho de Administração;
  • Análise das informações trimestrais e demonstrações financeiras;
  • Avaliar a efetividade e suficiência da estrutura de controles internos e processos de auditoria interna e independente, tendo em vista as disposições constantes do Sarbanes-Oxley Act; e
  • Opinar, a pedido do Conselho de Administração, sobre propostas dos órgãos de administrações a serem submetidas à Assembleia Geral ou consideradas relevantes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Flavio César Maia Luz 27/07/1951 Presidente do Conselho Fiscal 13/04/2022 AGO 2023 Sim
Geraldo Toffanello 12/10/1950 Membro do Conselho Fiscal 13/04/2022 AGO 2023 Sim
Nilson Martiniano Moreira 26/07/1968 Membro do Conselho Fiscal 13/04/2022 AGO 2023 Sim

Flavio César Maia Luz

O Sr. Luz foi presidente do Conselho Fiscal da Ultrapar de 2005 a 2019 e coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos de 2019 a 2021, reassumindo a presidência do Conselho Fiscal no mandato de 2021 a 2022. Adicionalmente é membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria da Ser Educacional S.A. e da Livetech Indústria e Comércio S.A. É também membro do Comitê de Auditoria da Omega Energia S.A e da CTC - Centro de Tecnologia Canavieira e membro do Conselho Consultivo da Brasanitas Empresa Brasileira de Saneamento Ltda, além de sócio-diretor da Doing Business Consultoria Empresarial Ltda. Nos últimos cinco anos, o Sr. Luz atuou como membro do Conselho de Administração da Marcopolo S.A., da Soares Penido Obras Construções e Investimentos S.A. e da Zen Indústria Metalúrgica S.A. além de membro do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A., Duratex S.A. Linx S.A e CTEEP S.A. O Sr. Luz formou-se em engenharia civil na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e fez pós-graduação em administração de empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Adicionalmente, cursou programas de educação continuada em finanças, estratégia mercadológica, negociação e fusões & aquisições nas instituições Harvard Business School, Stanford University, California University (Berkeley) e Wharton Business School, respectivamente.

Geraldo Toffanello

O Sr. Toffanello é membro do Conselho Fiscal da Ultrapar desde 2017. Atuou até 2011 como diretor contábil corporativo da Gerdau S.A. Foi membro do Conselho Fiscal da Gerdau S/A e da Metalúrgica Gerdau S/A até abril de 2021 e da Dimed S/A - Distribuidora de Medicamentos e membro do Conselho de Administração da Puras FO de 2012 a 2015. O Sr. Toffanello atuou até 2010, como membro do comitê de normas de contabilidade e auditoria da ABRASCA (Associação Brasileira de Companhias Abertas), como membro do Conselho do IFRS e membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC. Também é membro do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários e é o fundador de Luzes do Mundo Ltda. O Sr. Toffanello obteve graduação em contabilidade da Faculdade Porto-Alegrense de ciências contábeis e administrativas e pós-graduação em contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nilson Martiniano Moreira

O Sr. Moreira foi membro do Conselho Fiscal da Ultrapar de 2016 a 2018 e membro titular do Comitê de Auditoria do Banco Votorantim de 2020 a 2021. Foi Diretor de Riscos, Compliance e Jurídico na Cateno Gestão de Contas de Pagamentos S.A. durante 2021 e ocupou diversos cargos executivos no Banco do Brasil S.A. entre 2006 e 2018. O Sr. Moreira é formado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e possui MBA executivo pela Fundação Dom Cabral.

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta por até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, cabe ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Nome Data de nascimento Posição Data da primeira eleição Término do mandato
Marcos Marinho Lutz 30/12/1969 Diretor Presidente 22/09/2021 AGO 2023
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Diretor Financeiro e de RI 16/09/2020 AGO 2023
Décio de Sampaio Amaral 11/11/1969 Presidente da Ultracargo 07/10/2019 AGO 2023
Leonardo Remião Linden 26/11/1965 Presidente da Ipiranga 22/09/2021 AGO 2023
Marcelo Pereira Malta de Araújo 06/08/1961 Diretor Corporativo e de Participações 22/09/2021 AGO 2023
Tabajara Bertelli Costa 12/08/1971 Presidente da Ultragaz 20/06/2018 AGO 2023

Marcos Marinho Lutz

O Sr. Lutz é diretor presidente da Ultrapar desde janeiro de 2022, e foi membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia de abril a dezembro de 2021. Também é membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. desde 2020 e da Corteva Agriscience desde 2019. O Sr. Lutz foi membro do Conselho de Administração da Rumo Logística S.A. de 2008 a 2020 e presidente em 2020. Também foi membro do Conselho de Administração da Comgás S.A. de 2013 a 2020, da Raízen S.A. de 2011 a 2020, da Moove S.A. de 2008 a 2020 e da Monsanto S.A. de 2014 a 2018. Foi diretor presidente da Cosan S.A. de 2009 a 2020. O Sr. Lutz é formado em engenharia naval pela USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica e é mestre em administração de empresas pela Kellogg Graduate School of Management.

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, construiu sólida experiência atuando em diferentes áreas do grupo, incluindo tesouraria, M&A, planejamento e relações com investidores. De 2012 a 2014, atuou como diretor de M&A, planejamento e relações com investidores. De 2014 a 2018, o Sr. Pizzinatto foi nomeado diretor da Extrafarma, e ocupou as posições de expansão, marketing, comercial e logística no período. Em junho de 2018, assumiu a presidência da Extrafarma, liderando o plano de redirecionamento estratégico e recuperação de resultados. Em outubro de 2020, foi nomeado como diretor financeiro e de relações com investidores da Companhia. O Sr. Pizzinatto é graduado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e possui MBA pela Stanford Graduate School of Business.

Décio de Sampaio Amaral

O Sr. Amaral ingressou na Ultrapar em 2020. Com 28 anos de experiência em logística, suprimentos e gestão de projetos, o Sr. Amaral ocupou posições de liderança em empresas como Itautec-Philco, Souza Cruz e Vale. Nos últimos anos atuou como CEO da Camargo Correa Infraestrutura. O Sr. Amaral é graduado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e em administração industrial pela Fundação Vanzolini, com MBA em finanças pelo IBMEC e cursos de especialização nas universidades internacionais IMD e MIT.

Leonardo Remião Linden

O Sr. Linden ingressou na Ultrapar em 2017 como presidente da Iconic e em abril de 2021 foi transferido para a Ipiranga para assumir o cargo de vice-presidente comercial. Em outubro de 2021 o Sr. Linden foi eleito presidente da Ipiranga. É também presidente do Conselho de Administração da ICONIC Lubrificantes, e foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream desde 2020 e do Conselho de Administração da Plural de 2017 a 2020. O Sr. Linden tem larga experiência no segmento de óleo e gás no Brasil e no exterior. Antes de ingressar na Companhia, ele trabalhou na Raízen como vice-presidente de planejamento estratégico e M&A de 2014 a 2015 e como vice-presidente de marketing, de 2011 a 2014. Além disso, também atuou como vice-presidente de vendas e marketing da Cosan entre 2008 e 2011, após carreira internacional na ExxonMobil entre 1990 e 2008. O Sr. Linden é graduado em administração de empresas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e possui cursos de especialização na Universidade da Carolina do Norte, Kellogg Business School e Thunderbird Executive Education.

Marcelo Pereira Malta de Araújo

O Sr. Araújo ingressou na Ultrapar em 2018 como presidente da Ipiranga, e em outubro de 2021 passou a atuar como diretor da holding Ultrapar, na recém-criada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações. Também é membro do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream. Com mais de 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na Shell do Brasil, onde atuou por dez anos. Por outros 10 anos, foi diretor comercial e de operações e vice-presidente da Natura. Posteriormente, foi diretor executivo da CSN, presidente da divisão de indústrias do Grupo Camargo Correa, do Grupo Libra e da Marisa Lojas S.A. Atuou como presidente e conselheiro em diversos conselhos de administração: Camargo Correa Holding, Alpargatas (Brasil e Argentina), Santista, Tavex Algodonera (Espanha), Usiminas, Companhia Providência e Fleury, além do conselho consultivo da Whirlpool Latin America. O Sr. Araújo é graduado em engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e possui MBA executivo pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (atual IBMEC), além de cursos de especialização em Harvard, Manchester Business School e Insead.

Tabajara Bertelli Costa

O Sr. Bertelli iniciou sua carreira na Ultrapar em 1995 na área financeira, e em 2000 foi para a Ultragaz, onde desenvolveu uma trajetória consistente, especialmente nas áreas comerciais. Em 2015, foi transferido para a Ipiranga, como diretor, para a recém-criada Diretoria de Mercado Empresarial, e teve a oportunidade de desenvolver e consolidar uma estratégia diferenciada para os clientes deste setor. Em janeiro de 2019, foi nomeado como presidente da Ultragaz. O Sr. Tabajara graduou-se em engenharia de produção pela USP (Universidade de São Paulo), tem mestrado em administração de empresas pela USP e especialização em finanças pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Kellogg Business School.

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