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Governança

Conselhos e diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com ao menos 30% de membros independentes (percentual superior ao exigido pelo Novo Mercado). Os Conselheiros são eleitos para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição.

Visando sempre a adoção de melhores práticas, nosso Conselho de Administração atualmente possui onze membros, sendo seis membros independentes, de acordo com o critério de independência estabelecido pela B3. Nosso Conselho combina competências e experiências equilibradas e alinhadas à estratégia da Ultrapar, sendo que cada candidato se destaca individualmente pelo extenso know-how em sua área.

A fim de fortalecer nossa estrutura de governança, a Companhia implementou comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, citados abaixo. Adicionalmente, a Ultrapar possui outros comitês dos Órgãos de Gestão focados em temas específicos, dentre eles: Comitê de Conduta, Comitê de Segurança, Comitê de Seguros, Comitê de Riscos e Aplicações Financeiras, Comitê de Investimentos, Comitê de Divulgação e Negociação e o Comitê de Segurança da Informação.

As informações sobre as atribuições do Conselho e seus Comitês de assessoramento, bem como os currículos dos seus membros estão disponíveis no Formulário de Referência e no 20-F.

Regimento Interno
  • Fixar a orientação geral dos negócios da Companhia e das sociedades sob seu controle;
  • Eleger e destituir os diretores da Companhia, designando entre eles o Diretor Presidente e o Diretor de Relações com Investidores e fixar-lhes as atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos diretores;
  • Manifestar-se sobre o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia;
  • Fixar a remuneração dos membros do Conselho de Administração, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Definir os critérios gerais de remuneração e política de benefícios dos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e, sempre que julgar necessário, das sociedades sob seu controle, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Apresentar à Assembleia Geral chapa para eleição dos membros do Conselho de Administração;
  • Propor à Assembleia Geral a destinação do saldo do lucro líquido ajustado do exercício e aprovar o levantamento das demonstrações financeiras em períodos inferiores ao exercício social, assim como a distribuição de dividendos com base em tais demonstrações;
  • Deliberar sobre a emissão de ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição;
  • Autorizar a aquisição de ações da Companhia para permanência em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação, observadas as disposições legais aplicáveis;
  • Aprovar aquisições, alienações, outorgas de garantias, endividamento, investimentos e aquisição de participação societária, sempre que o valor da operação exceder 5% do patrimônio líquido da Companhia;
  • Escolher e destituir os auditores independentes;
  • Manifestar-se favorável ou contrariamente a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia; e
  • Aprovar as políticas corporativas, conforme propostas que lhe sejam submetidas pelos órgãos competentes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Pedro Wongtschowski 24/04/1946 Presidente do Conselho 14/04/2021 AGO 2023 Não
Lucio de Castro Andrade Filho 01/04/1945 Vice-Presidente do Conselho 14/04/2021 AGO 2023 Não
Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh 13/07/1967 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Não
Ana Paula Vitali Janes Vescovi 08/04/1969 Conselheira 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Flávia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Galló 11/09/1951 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Luiz Alquéres 31/03/1944 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
José Maurício Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Sim
Marcos Marinho Lutz 30/12/1969 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Não
Otávio Lopes Castello Branco Neto 28/10/1958 Conselheiro 14/04/2021 AGO 2023 Não

Pedro Wongtschowski

O Sr. Wongtschowski tornou-se diretor da Ultrapar em 1985, e CEO de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Atualmente atua como presidente do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Estratégia. É presidente do Conselho Superior da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), presidente do Conselho de Administração da EMPRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e membro do Conselho do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). O Sr. Wongtschowski é membro do Conselho de Administração da Embraer S.A., do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e de diversas organizações sem fins lucrativos. Além disso, é autor ou coautor de livros relacionados à indústria química. O Sr. Wongtschowski é engenheiro químico, com mestrado e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica.

Lucio de Castro Andrade Filho

O Sr. Andrade Filho é membro do Conselho de Administração desde 1998 e atualmente atua como vice-presidente do Conselho e membro dos Comitês de Pessoas e de Conduta. Ingressou na companhia em 1977 e desde então ocupou diversos cargos em algumas de nossas subsidiárias nos segmentos de GLP, logística, engenharia e indústria química, e ocupou o cargo de vice-presidente da Ultrapar de 1982 a 2006. O Sr. Andrade Filho foi diretor presidente da GLP – Qualidade Compartilhada, uma associação da indústria de GLP, e membro do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo). Também foi membro da Associação Arte Despertar, de 2005 a 2009. O Sr. Andrade Filho formou-se em engenharia civil e em administração pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh

O Sr. Saigh se juntou à Ultrapar em setembro de 2020 como membro do Conselho de Administração e atualmente é também membro do Comitê de Pessoas. O Sr. Saigh é co-fundador e membro do Comitê Executivo do Pátria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina. Se associou ao Banco Patrimônio em 1994, como sócio responsável pelo desenvolvimento e execução das atividades de merchant banking / private equity e co-fundou o Pátria Investimentos no início dos anos 2000. O Sr. Saigh é formado em administração financeira e administração hoteleira pela Universidade de Boston e é pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard.

Ana Paula Vitali Jones Vescovi

A Sra. Vescovi se juntou à Ultrapar em julho de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos (a partir de abril de 2021 como coordenadora). Foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal de 2017 a 2019. Em 2019 tornou-se economista-chefe do Banco Santander Brasil. Também foi secretária-executiva (vice-ministra) e secretária do Tesouro Nacional no Ministério da Fazenda da República Federativa do Brasil de 2016 a 2018. A Sra. Vescovi é formada em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e obteve mestrados em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas), e em políticas públicas na Universidade de Brasília.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Almeida se juntou à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia. É CEO da Península Participações S.A. desde 2019, diretora e sócia da Península Capital S.A. desde 2013 e diretora executiva da O3 Gestão de Recursos Ltda.. A Sra. Almeida é membro do Conselho de Administração da BRF S.A. e do Groupe Carrefour desde 2017, da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. desde 2016 e da Vitamina Chile S.P.A. desde 2019. A Sra. Almeida foi diretora na GAEC Educação S.A. de 2014 a 2018 e atuou como membro do Conselho de Supervisão da Universidade de Harvard de 2011 a 2017. Também foi membro do Conselho de Administração das Lojas Renner S.A. de 2011 a 2016. A Sra. Almeida é formada em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e possui MBA pela Harvard Business School, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management (Universidade Northwestern), Insead e Harvard.

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração, além de ser atualmente membro dos Comitês de Auditoria e Riscos e de Estratégia. É membro do Conselho de Administração da Prumo Logística S.A. desde 2014 e da Açu Petróleo S.A. desde 2020. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) desde 2010 e, de 2015 a 2018, exerceu a presidência do IBP. É membro do Conselho do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), responsável pelo Núcleo de Energia. Foi também consultor sênior da McKinsey & Comp., Inc. de 2012 a 2019 e membro do Conselho de Administração da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. de 2011 a 2017. De 2003 a 2009 trabalhou na Equinor, como vice-presidente senior na Noruega e depois como presidente da Equinor no Brasil. Trabalhou por 27 anos na Petrobras, de 2000 a 2003 como membro da Diretoria Executiva, responsável pela área internacional. Possui mais de 40 anos de experiência na indústria do petróleo. O Sr. Camargo é formado em geologia pela Universidade de Brasília e obteve mestrado em geofísica pela Universidade do Texas em Austin.

José Galló

O Sr. Galló se juntou à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas (atualmente como coordenador). O Sr. Galló é membro do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde 1998, tendo assumido como presidente do órgão em 2019. Foi diretor superintendente da Lojas Renner S.A., de setembro de 1991 até março de 1999, quando foi eleito diretor presidente, cargo que ocupou até abril de 2019. É também membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. desde 2016.  O Sr. Galló é vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre desde 2005. Também é embaixador da Endeavor Brasil no Rio Grande do Sul desde 2002 e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Caldeira, ecossistema de inovação em Porto Alegre. Foi membro do Conselho de Adminstração da SLC Agrícola S.A. de abril de 2007 a maio de 2016 e da Localiza Rent a Car S.A. de outubro de 2010 a junho de 2020, tendo sido vice-presidente desse Conselho de abril de 2019 a junho de 2020. O Sr. Galló é formado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

José Luiz Alquéres

O Sr. Alquéres se juntou à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas. É membro do Conselho de Administração da Enauta Participações S.A. desde 2010 e membro do Comitê de Estratégia e Gestão desde 2020. O Sr. Alquéres é membro do Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A. desde 2018 e da Energisa desde 2017. É também diretor de relações institucionais do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) desde 2020, presidente do Conselho Estratégico da Casa FIRJAN desde 2020, vice-presidente do Instituto Cultura EDP desde 2019 e diretor executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde 1999. Atuou como presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras de 2016 até 2017. O Sr. Alquéres é graduado em engenharia civil pela PUC/RJ e ciências sociais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com pós graduação no Brasil, Estados Unidos e França.

José Maurício Pereira Coelho

O Sr. Coelho se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração e desde 2019 é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia. Foi CEO da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2021, presidente e CEO do BB Seguridade Participações S.A. de 2017 a 2018 e vice-presidente de gestão financeira e relações com investidores do Banco do Brasil S.A. de 2015 a 2017. O Sr. Coelho foi também membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC, New York, BB Securities Limited, London e BB Securities Asia Pte. Ltda., Singapore, de 2012 a 2015. Também foi membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. desde 2012 até 2017. O Sr. Coelho é formado em contabilidade pela Faculdade Unigranrio, Rio de Janeiro. Possui MBA em finanças e mercado de capitais, com especialização em governança corporativa, pela FGV/RJ.

Marcos Marinho Lutz

O Sr. Lutz se juntou à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia. Também é membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. desde 2020 e da Corteva Agriscience desde 2019. O Sr. Lutz também atua como presidente do Conselho de Infraestrutura da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) desde 2015. Foi membro do Conselho de Administração da Rumo Logística S.A. de 2008 a 2020 e presidente em 2020. Também foi membro do Conselho de Administração da Comgás S.A. de 2013 a 2020, da Raízen S.A. de 2011 a 2020, da Moove S.A. de 2008 a 2020 e da Monsanto S.A. de 2014 a 2018. Foi diretor presidente da Cosan S.A. de 2009 a 2020. O Sr. Lutz é formado em engenharia naval pela USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica e é mestre em administração de empresas pela Kellogg Graduate School of Management.

Otávio Lopes Castello Branco Neto

O Sr. Castello Branco Neto se juntou à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração. É sócio e membro do Conselho de Administração do Pátria Investimentos desde 2021 e serviu como membro do comitê executivo até 2020. O Sr. Castello Branco Neto é graduado em engenharia.

Comitês de Assessoramento

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Auditoria e Riscos deve ser composto por no mínimo três membros, dos quais ao menos um será membro independente do Conselho de Administração e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. O Comitê tem como responsabilidade avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos, dentre outras.

O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelos conselheiros Ana Paula Vitali Janes Vescovi (coordenadora do comitê), Jorge Marques de Toledo Camargo e José Maurício Pereira Coelho. O mandato de todos coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Opinar sobre a contratação e destituição dos serviços de auditoria independente;
  • Analisar o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas, efetuando as recomendações que entender necessárias ao Conselho de Administração;
  • Avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e as demonstrações financeiras;
  • Acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia;
  • Avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia e assessorar o Conselho de Administração na definição dos níveis aceitáveis de risco;
  • Avaliar, monitorar, e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas corporativas da Companhia;
  • Estabelecer procedimentos para recepção e tratamento de informações submetidas por quaisquer pessoas relativas ao alegado descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia;
  • Interagir com os demais órgãos competentes da Companhia no sentido de receber e analisar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos, políticas e códigos internos; e
  • Opinar sobre as matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração.

A Ultrapar possui um Comitê de Pessoas estatutário, formado por quatro membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. Tem como principais responsabilidades propor ao Conselho de Administração parâmetros e diretrizes da política de remuneração e auxiliar no processo de sucessão dos executivos da Companhia.

O Comitê de Pessoas é composto pelos conselheiros José Galló (coordenador do comitê), Lucio de Castro Andrade Filho, Alexandre Teixeira de Assumpção Saigh e José Luiz Alquéres, cujo mandato coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Propor ao Conselho de Administração e revisar periodicamente os parâmetros e diretrizes da política de remuneração e demais benefícios a serem atribuídos aos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e de suas controladas, aos membros dos comitês e demais órgãos de assessoramento do Conselho;
  • Propor ao Conselho de Administração a remuneração global dos administradores da Companhia, a ser submetida à Assembleia Geral de acionistas, bem como a proposta de remuneração individual da Diretoria;
  • Diligenciar para que a Companhia se prepare adequadamente para a sucessão de seus executivos; e
  • Diligenciar para garantir a adoção, pela Companhia, de um modelo de competências, liderança, atração, retenção e motivação alinhados com os planos estratégicos.

A Ultrapar possui um Comitê de Estratégia estatutário, formado por quatro membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. Tem como principal responsabilidade a orientação geral dos negócios, a preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos, e a estratégia de alocação de capital.

O Comitê de Estratégia é composto pelos conselheiros Pedro Wongtschowski (coordenador do comitê), Jorge Marques de Toledo Camargo, Flávia Buarque de Almeida e Marcos Marinho Lutz, cujo mandato coincide com o do Conselho de Administração, qual seja até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2023.

Regimento Interno
  • Orientação geral dos negócios, bem como preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos da Companhia;
  • Aprovação e acompanhamento dos principais investimentos da Companhia, nos termos da Política de Investimentos; e
  • Definição da estratégia de alocação de capital e a gestão de portfólio da Companhia, incluindo operações de fusões e aquisições.

Conselho Fiscal

A Companhia tem um Conselho Fiscal, que funciona em caráter não permanente, sendo instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal é composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competência e remuneração previstos em lei, com mandato de um ano. Os membros do Conselho Fiscal da Ultrapar em exercício foram eleitos pela Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em abril de 2021.

Regimento Interno

Dentre aquelas estabelecidas na Lei das Sociedades Anônimas:

  • Opinar sobre o relatório da Administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral;
  • Opinar sobre as propostas dos órgãos da Administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão;
  • Analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia;
  • Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
  • Análise do relatório da Administração e demonstrações financeiras da Companhia e suas controladas, efetuando as recomendações que julgar necessárias para o Conselho de Administração;
  • Análise das informações trimestrais e demonstrações financeiras;
  • Avaliar a efetividade e suficiência da estrutura de controles internos e processos de auditoria interna e independente, tendo em vista as disposições constantes do Sarbanes-Oxley Act; e
  • Opinar, a pedido do Conselho de Administração, sobre propostas dos órgãos de administrações a serem submetidas à Assembleia Geral ou consideradas relevantes.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Flavio César Maia Luz 27/07/1951 Presidente do Conselho Fiscal 14/04/2021 AGO 2022 Sim
Geraldo Toffanello 12/10/1950 Membro do Conselho Fiscal 14/04/2021 AGO 2022 Sim
William Bezerra Cavalcanti Filho 26/10/1956 Membro do Conselho Fiscal 14/04/2021 AGO 2022 Sim

Flavio César Maia Luz

O Sr. Luz foi presidente do Conselho Fiscal da Ultrapar de 2005 a 2019 e coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos de 2019 a 2021. Atualmente é membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria da Livetech Indústria e Comércio S.A. e membro do Conselho Fiscal da Linx S.A.. É também membro do Conselho de Administração da Zen Indústria Metalúrgica S.A. e Ser Educacional S.A., sócio-diretor da Doing Business Consultoria Empresarial Ltda. e presidente do Conselho de Administração da Soares Penido Obras Construções e Investimentos S.A. O Sr. Luz atuou como presidente do Conselho Fiscal da Duratex de 2018 a 2019, e como membro dos Conselhos Fiscais da Itaúsa S.A e CTEEP S.A. O Sr. Luz também foi membro do Conselho de Administração da Marcopolo S.A e Sinqia S.A.. O Sr. Luz formou-se em engenharia civil na USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica e fez pós graduação em administração de empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Adicionalmente, cursou programas de educação continuada em finanças, marketing e fusões e aquisições nas instituições Harvard Business School, Stanford University e Wharton Business School, respectivamente.

Geraldo Toffanello

O Sr. Toffanello é membro do Conselho Fiscal da Ultrapar desde 2017. É também membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A. Atuou até 2011 como diretor contábil corporativo da Gerdau S.A. Foi membro do Conselho Fiscal da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos e membro do Conselho de Administração da Puras FO de 2012 a 2015. O Sr. Toffanello atuou até 2010, como membro do comitê de normas de contabilidade e auditoria da ABRASCA (Associação Brasileira de Companhias Abertas), como membro do Conselho do IFRS e membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC. Também é membro do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários e é o fundador de Luzes do Mundo Ltda.. O Sr. Toffanello obteve graduação em contabilidade da Faculdade Porto-Alegrense de ciências contábeis e administrativas e pós-graduação em contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

William Bezerra Cavalcanti Filho

O Sr. Cavalcanti Filho ingressou na Ultrapar em 2018 como membro do Conselho Fiscal. Atua como membro suplente do Conselho Fiscal da Norte Energia S.A. e membro do Comitê de Auditoria da Pré-sal Petróleo S.A.. Adicionalmente, é antigo membro do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil, da Guaraniana S.A. (atual NeoEnergia) e da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (membro suplente). Foi membro do Conselho Fiscal da Sadia S.A., da ALL S.A., da Login-Intermodal S.A. e da CPFL S.A. Foi também diretor financeiro do Banco do Brasil S.A. e Gerente Geral de Investimentos da Brasilcap S.A. O Sr. Cavalcanti Filho é formado em economia e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto Metodista Bennett.

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta por até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, cabe ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Como processo contínuo de aprimoramento da estrutura de governança corporativa e de modelo de gestão, a Ultrapar implementou Conselhos Consultivos em cada negócio, órgãos de assessoramento da respectiva diretoria. Cada conselho consultivo é composto pelo CEO e CFO da Ultrapar e profissionais de mercado, com competências que agregam valor a cada negócio. Seu principal objetivo é contribuir para elevar a qualidade da supervisão e acompanhamento de cada negócio, por meio de análises mais profundas sobre estratégia, investimentos, pessoas e resultados, tornando mais ágil o processo de tomada de decisões.

Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato
Frederico Pinheiro Fleury Curado 22/10/1961 Diretor Presidente 21/06/2017 AGO 2023
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Diretor Financeiro e de RI 16/09/2020 AGO 2023
João Benjamin Parolin 09/08/1958 Presidente da Oxiteno 06/05/2015 AGO 2023
Marcelo Pereira Malta de Araújo 06/08/1961 Presidente da Ipiranga 29/08/2018 AGO 2023
Décio de Sampaio Amaral 11/11/1969 Presidente da Ultracargo 07/10/2019 AGO 2023
Tabajara Bertelli Costa 12/08/1971 Presidente da Ultragaz 20/06/2018 AGO 2023

Frederico Pinheiro Fleury Curado

O Sr. Curado é diretor presidente da Ultrapar desde outubro de 2017. Foi diretor presidente da Embraer S.A. de 2007 a 2016, onde ocupou anteriormente os cargos de vice-presidente executivo para o Mercado da Aviação Comercial, de 1998 a 2007, e vice-presidente executivo de planejamento e desenvolvimento organizacional, de 1995 a 1998. O Sr. Curado é membro do Conselho de Administração da Transocean Ltd. desde 2013 e da ABB Ltd. desde 2016. O Sr. Curado atuou como membro do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A. de 2015 a 2017, vice-presidente da CCI (Câmara Internacional do Comércio) de 2013 a 2018, presidente do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos de 2011 a 2016, e como conselheiro do Smithsonian Air and Space Museum de 2014 a 2017. O Sr. Curado é bacharel em engenharia mecânica aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e possui MBA pela USP (Universidade de São Paulo).

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, consolidou sólida experiência atuando em diversas áreas do grupo: tesouraria, M&A, planejamento e relações com investidores. De 2012 a 2014, atuou como diretor de M&A, planejamento corporativo e relações com investidores. De 2014 a 2018, o Sr. Pizzinatto foi nomeado diretor da Extrafarma, e ocupou as posições de expansão, marketing, comercial e logística no período. Em junho de 2018, passou a ocupar o cargo de presidente da Extrafarma, liderando o plano de redirecionamento estratégico e recuperação de resultados. Em outubro de 2020, foi nomeado como diretor financeiro e de relações com investidores da Companhia. Também é membro do conselho da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). O Sr. Pizzinatto é graduado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e possui MBA pela Stanford Graduate School of Business.

João Benjamin Parolin

O Sr. Parolin ingressou na Companhia em 1986, trabalhando no departamento comercial da Oxiteno antes de assumir o cargo de diretor de operações da Oxiteno em 2007. O Sr. Parolin atuou anteriormente como gerente de marketing de 1989 a 1992 e gerente de vendas 1992 a 2000. De 2000 a 2006, ocupou o cargo de diretor de vendas na Oxiteno. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Parolin trabalhou na área comercial da Dow Química S.A. O Sr. Parolin formou-se em engenharia química pela USP (Universidade de São Paulo) – Escola Politécnica, e possui pós-graduação em administração mercadológica pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA pela Fundação Instituto de Administração – Universidade de São Paulo. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Fundação Dom Cabral / JL Kellogg Graduate School of Management (Northwestern University) e o Advanced Management Program pela Wharton University.

Marcelo Pereira Malta de Araújo

O Sr. Araújo ingressou na Ultrapar em 2018. Também é membro do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream. Com mais de 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na Shell do Brasil, onde atuou por dez anos. Por outros 10 anos, foi diretor comercial e de operações e vice-presidente da Natura. Posteriormente, foi diretor executivo da CSN, presidente da divisão de indústrias do Grupo Camargo Correa, do Grupo Libra e da Marisa Lojas S.A.. Atuou como presidente e conselheiro em diversos conselhos de administração: Camargo Correa Holding, Alpargatas (Brasil e Argentina), Santista, Tavex Algodonera (Espanha), Usiminas, Companhia Providência e Fleury, além do conselho consultivo da Whirlpool Latin America. O Sr. Araújo é graduado em engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e possui MBA executivo pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (atual IBMEC), além de cursos de especialização em Harvard, Manchester Business School e Insead.

Décio de Sampaio Amaral

O Sr. Amaral ingressou na Ultrapar em 2020. Com 28 anos de experiência em logística, suprimentos e gestão de projetos, o Sr. Amaral ocupou posições de liderança em empresas como Itautec-Philco, Souza Cruz e Vale. Nos últimos anos atuou como CEO da Camargo Correa Infraestrutura. O Sr. Amaral é graduado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e em administração industrial pela Fundação Vanzolini, com MBA em finanças pelo IBMEC e cursos de especialização nas universidades internacionais IMD e MIT.

Tabajara Bertelli Costa

O Sr. Bertelli iniciou sua carreira na Ultrapar em 1995 na área financeira, e em 2000 foi para a Ultragaz, onde desenvolveu uma trajetória consistente, especialmente nas áreas comerciais. Em 2015, foi transferido para a Ipiranga, como diretor, para a recém-criada Diretoria de Mercado Empresarial, e teve a oportunidade de desenvolver e consolidar uma estratégia diferenciada para os clientes deste setor. Em janeiro de 2019, foi nomeado presidente da Ultragaz. O Sr. Tabajara graduou-se em engenharia de produção pela USP (Universidade de São Paulo), tem mestrado em administração de empresas pela USP e especialização em finanças pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Kellogg Business School.

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