Governança

Diretrizes e práticas

Ao longo de mais de oito décadas, o Grupo Ultra tem se caracterizado, entre outros aspectos, pelo comprometimento com boas práticas de governança e solidez financeira, resultado da rigorosa disciplina na alocação de capital. A sólida estrutura de governança da Companhia se orienta pelo alinhamento de interesses entre acionistas e gestores empenhados em contribuir para a geração de valor.

Novo Mercado

Desde 2011, a Ultrapar integra o segmento do Novo Mercado da B3, segmento de listagem com as mais avançadas práticas de Governança Corporativa. Para uma companhia se enquadrar às regras do Novo Mercado, há uma série de regras relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas.
Clique aqui para obter mais informações sobre esse segmento.

Conversão para 100% de ações ordinárias

Em 2011, a Ultrapar estabeleceu sua nova estrutura de governança, ainda mais alinhada com os interesses dos acionistas, tendo em vista a conversão das ações preferenciais em ordinárias na proporção de 1 para 1. O estatuto prevê mecanismos inspirados nas diretivas europeias de governança, além de seguir as cláusulas estabelecidas pelo Novo Mercado, muitas vezes em patamares acima do requerido pelo regulamento.

Alinhamento de interesse entre Executivos da Companhia e Acionistas

Remuneração variável atrelada à indicadores de performance

Os líderes do Ultra possuem remuneração variável, estabelecida com base em metas de EBITDA e de fluxo de caixa operacional definidas para cada negócio e para a Ultrapar, além de metas individuais associadas ao desempenho operacional e comercial do negócio, ao desenvolvimento de pessoas, projetos, entre outros objetivos, sempre levando em consideração o Plano Estratégico aprovado pelo Conselho de Administração.

Plano de outorga de Ações

Os executivos da Companhia também se tornam acionistas da Ultrapar através do plano de ações. Atualmente, os planos de ações são atrelados ao tempo de permanência do executivo na Companhia, ao seu desempenho e à geração de valor do negócio (Economic Value Added – EVA), alinhados ao Plano Estratégico da Companhia. O montante de ações a serem outorgadas aos executivos é definido pelo Conselho de Administração.
Para mais informações acesse o Item 13 do Formulário de Referência ou o item 6.B. do 20-F.

Tag along

Desde a abertura de capital, o Grupo Ultra vem aprimorando os mecanismos de Governança Corporativa, sendo a primeira empresa brasileira a garantir o direito de 100% de tag along a todos os acionistas, no qual todos os acionistas recebem o mesmo valor pago ao acionista controlador (se houver), em caso de alienação do controle acionário.

Código de Ética e diretrizes do Programa de Compliance

Um dos pilares do Programa de Compliance do Grupo Ultra diz respeito às suas diretrizes, compostas pelo Código de Ética, documento principiológico revisado no final de 2017 que orienta a conduta dos integrantes da Companhia e de seus representantes do público externo, e pelas Políticas Corporativas, documentos mais prescritivos que abrangem procedimentos e controles a serem adotados em temas como corrupção, boas práticas concorrenciais, conflitos de interesses, dentre outros temas de integridade corporativa. Todas estas diretrizes são aprovadas pelo Conselho de Administração e servem de base para o treinamento dos mais de 16 mil funcionários do Grupo Ultra, além de serem a referência para a aplicação de consequências em casos de desvios de conduta.

Oferta pública obrigatória por aquisição de participação relevante

O Estatuto Social da Ultrapar prevê, para 100% dos acionistas, a realização obrigatória de oferta pública de aquisição de ações (OPA) no caso de um acionista, ou grupo de acionistas atuando em conjunto, adquirir ou tornar-se titular de 20% das ações da Companhia, pelo maior valor por ação pago pelo adquirente nos seis meses anteriores, devidamente atualizado pela taxa SELIC.

Certificação Sarbanes-Oxley

A Companhia possui ADRs nível III listados na NYSE e cumpre os mais elevados padrões de governança corporativa das empresas estrangeiras listadas nos Estados Unidos. A empresa atende aos preceitos da lei Sarbanes-Oxley (SOX), que regula mecanismos garantidores de transparência às empresas listadas nos Estados Unidos. Desde 2007, a Ultrapar detém a Certificação SOX referente à seção 404, um atestado da eficácia dos controles internos sobre as informações 

ULTRA © 2020. Todos os direitos reservados. -
Sobre Cookies
Política de Privacidade

logo UGPA