Com mais de 80 anos de história, a Ultrapar é um dos principais grupos empresariais do país, com atuação em energia e infraestrutura por meio da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo.
A Ultrapar tem sido um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil. A Companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa. Um dos traços mais marcantes dessa cultura é a responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.
Fundação da Empreza Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda. por Ernesto Igel, rebatizada em 1938 como Companhia Ultragaz Sociedade Anônima.
Ultragaz dá início ao sistema de entrega automática: “semana sim, semana não, Ultragaz no seu portão”.
Pery Igel é empossado na presidência do Ultra por seu pai, Ernesto Igel.
A Ultragaz atinge a marca de um milhão de clientes.
Criação da Transultra, embrião da Ultracargo, para atender demanda por serviços de transporte de alta qualidade e segurança.
Oxiteno inicia sua produção no Polo Petroquímico de Mauá (SP), um empreendimento desenvolvido desde 1969.
Ultra participa da fundação do Polo Petroquímico de Camaçari (BA), com a Oxiteno Nordeste, criada em 1974.
Inauguração do terminal Tequimar em Aratu (BA), ampliando o negócio de logística para a armazenagem.
Ultragaz adquire o controle acionário da Brasilgás (Bahiana de Gás), empresa que administrava desde 1979.
Paulo Cunha é nomeado Diretor-Presidente do Ultra.
Ultra conclui reestruturação e foca em três negócios: distribuição de combustíveis, química e logística.
Ultragaz implanta o UltraSystem®, modelo inovador na distribuição de GLP.
Abertura de capital na BM&FBOVESPA e na NYSE em Nova Iorque.
Ultra incorpora ações da Oxiteno e passa a deter 100% de todos os seus negócios.
Aquisição da Shell Gás, possibilitando à Ultragaz alcançar a liderança no mercado de GLP. Compra da Canamex, no México, marca o início da expansão internacional da Oxiteno.
Início das operações do Terminal Intermodal de Santos (TIS), marco estratégico da atuação da Ultracargo na região Sudeste do Brasil.
Pedro Wongtschowski assume o cargo de Diretor-Presidente e Paulo Cunha permanece na Presidência do Conselho de Administração. Compra da Ipiranga faz avançar estratégia de expansão na distribuição de combustíveis. Oxiteno adquire novos ativos no México e na Venezuela.
Inauguração da planta Oleoquímica da Oxiteno, a primeira da América Latina a produzir especialidades químicas a partir de matérias-primas renováveis. Aquisição da União Terminais, marco na história da Ultracargo, tornando-a a maior empresa de armazenamento de granéis líquidos do Brasil.
Conclusão da aquisição da Texaco e início da integração de suas operações ao Ultra. Ultracargo adquire os ativos da Puma Storage do Brasil, no porto de Suape (PE).
Ultracargo vende seus negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário e se concentra no negócio de armazenagem de granéis líquidos, em que ocupa posição de liderança. Aquisição da DNP, a maior distribuidora independente de combustíveis da região Norte do Brasil.
Ultra implementa nova estrutura de governança corporativa e migra para o Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Ultragaz adquire o negócio de distribuição de GLP da Repsol no Brasil.
Oxiteno adquire plantas de especialidades químicas nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil. Ultracargo adquire o TEMMAR – Terminal Marítimo do Maranhão. Ipiranga cria a ConectCar, empresa para atuar no segmento de pagamento eletrônico de pedágios, estacionamentos e combustíveis.
Thilo Mannhardt assume o cargo de Diretor-Presidente do Ultra. Pedro Wongtschowski passa a dedicar-se ao papel de membro do Conselho de Administração. Assinatura de acordo de associação com a Extrafarma e ingresso no setor de varejo farmacêutico no Brasil.
Conclusão da associação com a Extrafarma. O mercado farmacêutico passa então a ser o terceiro negócio de distribuição e varejo especializado do Ultra.
Frederico Curado assume como Diretor-Presidente do Ultra, sucedendo a Thilo Mannhardt.
Criação da ICONIC Lubrificantes, joint venture entre Ipiranga e Chevron, para produção e comercialização de lubrificantes, graxas, aditivos e coolants.
Ultra comemora 80 anos de história.
Ultracargo adquire o TEAS, no porto de Santos (SP), terminal que já administrava e que foi incorporado às suas operações.
Pedro Wongtschowski assume a presidência do Conselho de Administração em substituição a Paulo Cunha que passa a ser seu presidente emérito.
Ipiranga e Ultracargo vencem licitações em áreas portuárias para a armazenagem e movimentação de granéis líquidos em Belém (PA), Cabedelo (PB), Vitória (ES) e Vila do Conde (PA). Oxiteno vende unidade produtiva na Venezuela. Consolidando os processos de governança superior do Grupo Ultra, Ultrapar passou a se constituir como empresa Holding, concentrando as atividades de Relações com Investidores, Tesouraria, M&A, Planejamento Estratégico, Auditoria Interna, Jurídico Societário, Compliance, Gestão de Riscos e Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Lançamento de nova identidade visual do Grupo Ultra. Criação do Ultra Venture Capital (UVC) e de uma nova empresa (abastece aí), a partir da integração dos programas abastece aí e Km de Vantagens.
Assinatura dos contratos de venda da totalidade de ações da Oxiteno e da Extrafarma, e conclusão da venda de participação na ConectCar, em linha com a estratégia de revisão de portfólio da Companhia.