Visão Geral

Perfil e história

O Ultra

Com mais de 80 anos de história, o Ultra é hoje um dos principais grupos empresariais do país. A Companhia mantém posições de liderança nos segmentos de negócios em que atua:

gas

Atuação na cadeia de óleo e gás através da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e da Ultracargo, na armazenagem de granéis líquidos;

chem

Indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno;

farm

Presença no varejo farmacêutico, com a Extrafarma.

Ao longo de mais de oito décadas, o Grupo Ultra transformou-se em um dos principais grupos empresariais do Brasil, com posições de liderança nos diversos segmentos em que atua. A Companhia cria valor para a sociedade, investindo em empresas sustentáveis e essenciais para a vida das pessoas, e está presente em todos os Estados do Brasil por meio de cinco negócios, Ultragaz, Ultracargo, Oxiteno, Ipiranga e Extrafarma, além de oito países.

A trajetória do Grupo Ultra é marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade.

A inovação é aplicada de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos e negócios, na adoção de novos procedimentos e tecnologias operacionais e, principalmente, na identificação de novos nichos de mercado.

A preocupação com a sustentabilidade vai além das usuais iniciativas operacionais, transformando-a em elemento indispensável em modelos de negócios. O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a implementação de programas para gestão de emissão de gases de efeito estufa, como o Programa Carbono Zero da Ipiranga, são exemplos dessa visão.

Entre as iniciativas pioneiras do Ultra estão a abertura de capital, em 1999, simultaneamente na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (B3) e na New York Stock Exchange (NYSE)A Companhia foi a primeira empresa no país a oferecer a todos seus acionistas o direito a tag along a 100% do valor de ofertas pelo controle, em 2000. Em 2011, a Companhia ampliou o alinhamento de interesses dos acionistas com a conversão de ações preferenciais em ordinárias com direito a voto na proporção de 1 para 1.

O Grupo Ultra tem sido um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil. A Companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa. Um dos traços mais marcantes dessa cultura é a responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.

Em 2019, a Ultrapar integrou 11 índices da B3, sendo eles: IBOV (Bovespa), IBrA (Brasil Amplo), IBrX-50 (Brasil 50), IBrX (Brasil), ICO2 (Carbono Eficiente), IGCT (Governança Corporativa Trade), IGC (Ações com Governança Corporativa), IGNM (Governança Corporativa – Novo Mercado), ITAG (Ações com Tag Along Diferenciado), IVBX-2 (Valor BM&F Bovespa) e MLCX (Mid-Large Cap).

 

ULTRA © 2020. Todos os direitos reservados. -
Sobre Cookies
Política de Privacidade

logo UGPA