Consulta de posição acionária
O Banco Bradesco, que é o agente custodiante das ações da Ultrapar, envia ao endereço do acionista o extrato de sua posição acionária, quando há movimentação de ações, pagamento de dividendos e documentos para fins de declaração de Imposto de Renda.
Por isso, é fundamental que o acionista esteja com seu cadastro atualizado, podendo realizar tal atualização em qualquer agência do Bradesco. Além disso, o acionista pode, a qualquer momento, comparecer a uma agência do Banco Bradesco e solicitar um extrato de sua posição acionária da Ultrapar.
Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento do Banco Bradesco em 0800 701-1616.
Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores, devem consultar sua posição junto à corretora na qual os investimentos foram realizados.
O investidor pode procurar qualquer agência do Banco Bradesco (custodiante das ações da Ultrapar) e informar o nome completo e CPF para que seja feita uma consulta dos dados cadastrais nos registros do Banco.
Agente custodiante e Banco depositário
O agente custodiante da Ultrapar é o Banco Bradesco e o banco depositário das ADRs (American Depositary Receipts) da Ultrapar é o Bank of New York Mellon.
O agente custodiante é a instituição no Brasil que registra as ações em nome dos detentores das ações e garante a propriedade delas. Já o banco depositário é a instituição que emite ADRs, mantém o controle dos detentores, registra as negociações e distribui os dividendos/juros sobre o capital próprio (em dólares americanos) aos titulares das ADRs.
Atualização cadastral
A alteração de dados cadastrais para acionistas com custódia do Bradesco poderá ser efetuada em qualquer agência do Banco Bradesco. Para tal, o acionista deve apresentar a ficha cadastral do investidor completamente preenchida e atualizada e vias originais do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cópia do cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista) na agência.
O acionista cuja custódia seja realizada pela CBLC (corretora) deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.
Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento do Banco Bradesco em 0800 701-1616.
Código das ações – Ultrapar
Negociadas nas Bolsa de Valores |
Moeda |
Código/Ticker |
B3 - Brasil, Bolsa e Balcão |
Real |
UGPA3 |
NYSE - New York Stock Exchange |
Dólar Americano |
UGP (ADRs) |
Cautelas (ações) da Ipiranga – procedimentos
As cautelas ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Banco Bradesco, com cópia do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista). O processo de atualização e conversão das cautelas para ações nominativas e escriturais tem o prazo de 1 a 6 meses.
Caso o gerente do Bradesco desconheça o processo, orientá-lo a entrar em contato com a central de atendimento 0800 701-1616 ou com o Departamento de Ações e Custódia.
É importante ressaltar que, atualmente, uma ação de Ipiranga representa uma fração de ação da Ultrapar devido a uma série de eventos societários que impactaram as quantidades de ações.
As cautelas nominativas (em que constam o nome do acionista) da Ipiranga foram automaticamente convertidas em ações da Ultrapar, em 2007, após a sua aquisição pelo Grupo. Portanto, caso o acionista queira saber a quantidade de ações da Ultrapar que possui, ele deverá verificar sua posição de ações.
É importante ressaltar que, atualmente, uma ação de Ipiranga representa uma fração de ação da Ultrapar devido a uma série de eventos societários que impactaram as quantidades de ações.
Dividendos – Ultrapar
Declaramos e pagamos dividendos e/ou juros sobre o capital próprio de acordo com a Lei das S.A. e, conforme nosso Estatuto Social, o pagamento obrigatório é de 50% do lucro líquido ajustado anual.
O Conselho de Administração poderá aprovar a distribuição de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio, calculado com base em nossas demonstrações financeiras anuais, semestrais ou relativas a períodos mais curtos. O montante de quaisquer distribuições dependerá de diversos fatores, tais como resultado operacional, situação financeira, necessidade de recursos, perspectivas macroeconômicas, alterações regulatórias e outros fatores que o Conselho de Administração e os acionistas julguem relevantes.
O pagamento é feito através do Banco Bradesco por transferência, quando o acionista for correntista, e via DOC quando o acionista não for correntista do Bradesco.
O acionista pode procurar uma agência do Banco Bradesco, banco custodiante das ações da Ultrapar. O acionista deve verificar se o seu cadastro está atualizado (dados pessoais, endereço e dados bancários para recebimento de proventos) e proceder com a atualização, se necessário (Atualização cadastral). Reforçamos que é dever do próprio acionista manter seu cadastro atualizado, segundo a Instrução Normativa da Comissão de Valores Mobiliários (IN CVM) Nº 506/2011.
O acionista cuja custódia é realizada pela CBLC (corretora) deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.
O histórico de pagamento de dividendos pode ser verificado através do site de RI da Companhia, na página Histórico de Dividendos.
Contato com o Departamento de Relações com Investidores
O Departamento de Relações com Investidores pode ser contatado através:
Do e-mail invest@ultra.com.br
Do telefone +55 (11) 3177-7014
Da página Fale com RI