Serviços ao Investidor

Perguntas frequentes

Acesso ao informe de rendimentos

Os Informes de Rendimentos são encaminhados aos acionistas de acordo com o endereço cadastrado junto à corretora em que as ações foram negociadas ou junto ao Banco Bradesco, caso as ações estejam em ambiente escritural. registrados nos dados cadastrais, sob custódia do Bradesco, ou na custódia da B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão (através da corretora).

O acionista deve verificar se o seu cadastro está atualizado junto a corretora ou escriturador (dados pessoais, endereço e dados bancários para recebimento de proventos) e o atualizar, se necessário. Esta atualização de cadastro é uma obrigação do próprio acionista, segundo a Instrução Normativa da Comissão de Valores Mobiliários (IN CVM) Nº 506/2011. Caso o cadastro esteja desatualizado, verificar processo em Atualização cadastral.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Custódia Bradesco via telefone 0800 701-1616 ou clique aqui.

Consulta e emissão da 2ª via do Informe de Rendimentos poderá ser obtida pelo Internet Banking na seção Investimentos > Ativos Escriturais.

A 2ª via do informe poderá ser obtida em uma agência Bradesco de sua preferência, mediante apresentação de documento de identidade.

O acionista com custódia em corretora (quando a compra da ação foi realizada via corretora), além das opções acima, poderá obter informações de recebimento de proventos junto ao Canal Eletrônico do Investidor (CEI) da B3 pelo telefone (11) 3272-7373 ou clique aqui.

Verificação da posição de ações

O Banco Bradesco, que é o agente custodiante das ações da Ultrapar, envia ao endereço do acionista o extrato de sua posição acionária, quando há movimentação de ações, pagamento de dividendos e documentos para fins de declaração de Imposto de Renda.

Por isso, é fundamental que o acionista esteja com seu cadastro atualizado, podendo realizar tal atualização em qualquer agência do Bradesco. Além disso, o acionista pode, a qualquer momento, comparecer a uma agência do Banco Bradesco e solicitar um extrato de sua posição acionária da Ultrapar.

Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento do Banco Bradesco: 0800 701 1616.

Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores, devem consultar sua posição junto à corretora na qual os investimentos foram realizados.

O investidor pode procurar qualquer agência do Banco Bradesco (custodiante das ações da Ultrapar) e informar o nome completo e CPF para que seja feita uma consulta dos dados cadastrais nos registros do Banco. Outra forma é entrar em contato com a área de Relações com Investidores da Ultrapar.

Agente custodiante e Banco depositário

O agente custodiante da Ultrapar é o Banco Bradesco e o banco depositário das ADRs (American Depositary Receipt) da Ultrapar é o Bank of New York Mellon.

O agente custodiante é a instituição no Brasil que registra as ações em nome dos detentores das ações e garante a propriedade delas. Já o banco depositário é a instituição que emite ADRs, mantém o controle dos detentores, registra as negociações e distribui os dividendos/juros sobre o capital próprio (em dólares americanos) aos titulares das ADRs.

Atualização cadastral

A alteração de dados cadastrais poderá ser efetuada em qualquer agência do Banco Bradesco. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar vias originais do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cópia do cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista).

O acionista cuja custódia seja realizada pela CBLC (corretora) deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento do Banco Bradesco: 0800 701 1616.

Código das ações – Ultrapar

Negociadas nas Bolsa de Valores Moeda Código/Ticker
B3 - Brasil, Bolsa e Balcão Real UGPA3
NYSE - New York Stock Exchange Dólar Americano UGP (ADRs)

Cautelas (ações) da Ipiranga – procedimentos

As cautelas ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Banco Bradesco, com cópia do RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual o acionista seja correntista). O processo de atualização e conversão das cautelas para ações nominativas e escriturais tem o prazo de 1 a 6 meses.

É importante ressaltar que, atualmente, uma ação de Ipiranga representa uma fração de ação da Ultrapar. devido à uma série de eventos societários que impactaram as quantidades de ações.

As cautelas nominativas da Ipiranga foram automaticamente convertidas em ações da Ultrapar, em 2007. Portanto, caso o acionista queira saber a quantidade de ações da Ultrapar que possui, ele deverá verificar sua posição de ações.

É importante ressaltar que, atualmente, uma ação de Ipiranga representa uma fração de ação da Ultrapar. devido à uma série de eventos societários que impactaram as quantidades de ações.

Dividendos – Ultrapar

Declaramos e pagamos dividendos e/ou juros sobre o capital próprio de acordo com a Lei das S.A. e, conforme nosso Estatuto Social, o pagamento mínimo é de 50% do lucro líquido anual.

O Conselho de Administração poderá aprovar a distribuição de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio, calculado com base em nossas demonstrações financeiras anuais, semestrais ou relativas a períodos mais curtos. O montante de quaisquer distribuições dependerá de diversos fatores, tais como resultado operacional, situação financeira, necessidade de recursos, perspectivas macroeconômicas, alterações regulatórias e outros fatores que o Conselho de Administração e os acionistas julguem relevantes.

O pagamento é feito através do Banco Bradesco por transferência, quando o acionista for correntista, e via DOC quando o acionista não for correntista do Bradesco.

O acionista pode procurar uma agência do Banco Bradesco, banco custodiante das ações da Ultrapar. O acionista deve verificar se o seu cadastro está atualizado (dados pessoais, endereço e dados bancários para recebimento de proventos) e proceder a atualização, se necessário (Atualização cadastral). Esta atualização de cadastro de acionista é uma obrigação dele próprio, segundo a Instrução Normativa da Comissão de Valores Mobiliários (IN CVM) Nº 506/2011. Caso o endereço esteja desatualizado, verificar o processo para atualização cadastral de acionista.

O acionista cuja custódia é realizada pela CBLC (corretora) deverá contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

O histórico de pagamento de dividendos pode ser verificado através do site de RI da Companhia, na página Histórico de Dividendos.

Contato com o Departamento de Relações com Investidores

O Departamento de Relações com Investidores pode ser contatado através: 

Do e-mail invest@ultra.com.br
Do telefone +55 (11) 3177-7014
Da página Fale com RI

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