Propósito: “Inspirar a sociedade a evoluir, com a paixão por facilitar a vida e a mobilidade das pessoas”
A Ipiranga é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e consolidou, nos últimos anos, a construção de um novo modelo de gestão por unidades de negócios, que tem como objetivo levar a melhor proposta possível aos consumidores, parceiros, revendedores e franqueados da marca. As unidades de negócios operam em uma cadeia integrada, têm uma mesma governança e trabalham conforme a estratégia de cada marca e especialidade. Alguns processos são integrados, como em ações comerciais e de relacionamento com um mesmo tipo de cliente, e são estruturados em rituais específicos de planejamento e monitoramento de mercado. São quatro unidades de negócios:
Comercial e rede de postos: principal negócio da Ipiranga, tem como estratégia central o relacionamento com os revendedores, através do suporte às suas atividades e reconhecimento do valor que trazem para toda a cadeia, com objetivo de assegurar-lhes maior competitividade e solidez financeira, além de garantir mais e melhores produtos e serviços aos consumidores finais;
Mercado empresarial: unidade de negócios que atua no atendimento a grandes consumidores B2B, com oferta de produtos e serviços para diversos segmentos;
AmPm: as lojas de conveniência ganharam nova imagem, estão mais digitais aos consumidores, e passaram por uma revisão da experiência de consumo para uma jornada de compras mais intuitiva e inteligente nas lojas físicas, com um mix de produtos focado no food service. Como estratégia de complemento à rede, foram abertas lojas com operação própria, que atuam como referência de excelência operacional e um laboratório para o desenvolvimento contínuo do pacote de franquias;
Jet Oil: maior rede de unidades de trocas de óleo e serviços automotivos do Brasil, a Jet Oil redesenhou suas operações e formou equipes de atendimento no campo dedicadas ao negócio dos franqueados.