Visão Geral

Estratégia

Propósito: “Criamos valor para a sociedade investindo em empresas sustentáveis e essenciais para a vida das pessoas”

A trajetória de mais de 80 anos do Grupo Ultra é marcada por um processo contínuo de expansão e alocação de capital eficiente, que tem como alicerces traços peculiares de cultura corporativa que explicam as posições de liderança nos mercados de atuação e a longevidade dos negócios.

Como parte do processo de Planejamento Estratégico, o Grupo Ultra avalia de forma sistemática oportunidades de crescimento e/ou diversificação do seu campo de atuação, sempre em linha com os princípios e direcionadores da Companhia. Trata-se de um processo vivo e dinâmico, que contempla reflexões e análises para desenhar a visão de futuro à luz das oportunidades existentes, da geração potencial de valor e da sustentabilidade da empresa.

Perspectivas de crescimento:

  • Integração na cadeia de valor de Óleo e Gás (abertura do setor de refino e gás natural)
  • Crescimento no setor de varejo de conveniência
  • Potencializar as iniciativas digitais (Abastece Aí)
ULTRAPAR

Propósito: “Usamos nossa energia para mudar a vida das pessoas”

A Ultragaz é a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil e atua em dois segmentos comerciais: o granel, constituído por clientes comerciais, industriais e condomínios residenciais; e o envasado, formado pelos consumidores residenciais. A Ultragaz foi pioneira no segmento granel, com negócios voltados a pequenas e médias empresas (PMEs) e ao agronegócio, portanto, mais diretamente vinculados ao desempenho da economia. No segmento envasado, os tradicionais botijões azuis são utilizados principalmente para a cocção, influenciado pelo crescimento populacional e, portanto, resiliente ao comportamento da economia.

A Ultragaz se apoia na transformação digital como ferramenta estratégica e acredita na criação de squads e conexão com startups e hubs de inovação para alavancar os resultados. Além da conexão com o ecossistema, a Ultragaz emprega inovações para a aproximação com os consumidores finais, com uma nova forma de relacionamento comercial, por meio, por exemplo, de vendas via aplicativos e marketplaces.

ULTRAGAZ
  • Foco em segmentos mais rentáveis e desenvolvimento de novas aplicações
  • Aproximação do cliente final e fortalecimento da rede de revendas
  • Desenvolvimento de pessoas e pipeline de liderança
  • Protagonismo na inovação digital

Propósito: “Conectar negócios, contribuindo para a evolução da logística portuária”

A Ultracargo tem posição de liderança em armazenagens de granéis líquidos e opera nos principais portos do Brasil, com terminais modernos e estrutura completa de armazenagem e movimentação de produtos químicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais. Tais características permitem o aproveitamento de oportunidades proporcionadas pelo crescimento econômico, pela falta de infraestrutura logística no Brasil e pela grande flexibilidade operacional. A presença em vários portos importantes é resultado de uma estratégia robusta de aquisições e expansões. A Ultracargo está presente nos portos de Aratu, Santos, Suape, Itaqui, Rio de Janeiro, Paranaguá e, futuramente, Vila do Conde.

ULTRACARGO
  • Aumento da relevância em operações portuárias
  • Exemplo em segurança e geração de impacto socioambiental positivo a partir das operações e práticas empresariais
  • Construção de cultura de alto desempenho e desenvolvimento de pessoas
  • Fortalecimento da gestão por resultados e máxima eficiência em processos

Propósito: “Contribuir para o bem-estar das pessoas através da química”

Pautada pela inovação e sustentabilidade, a Oxiteno é uma empresa química líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Presente em oito países, sua estrutura conta com 11 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. A Oxiteno se diferencia pela capacidade de resposta às demandas dos clientes, com os quais atua de forma próxima na co-criação de produtos, sempre tendo como norte a busca de soluções ecoeficientes e o atendimento às necessidades especificas de cada um deles. Outra característica marcante da estratégia comercial da Oxiteno é a utilização de matérias-primas renováveis, o que permite a diferenciação por meio do desenvolvimento de produtos aderentes às novas exigências ambientais.

OXITENO
  • Aumento da relevância das especialidades no mix de vendas
  • Iniciativas para reforçar e melhorar o posicionamento de mercado existente
  • Desenvolvimento organizacional e de pessoas
  • Transformação digital

Propósito: “Inspirar a sociedade a evoluir, com a paixão por facilitar a vida e a mobilidade das pessoas”

A Ipiranga é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e, em 2019, consolidou a construção de um novo modelo de gestão por unidades de negócios, que tem como objetivo levar a melhor proposta possível aos consumidores, parceiros, revendedores e franqueados da marca. As unidades de negócios operam em uma cadeia integrada, têm uma mesma governança e trabalham conforme a estratégia de cada marca e especialidade. Alguns processos são integrados, como em ações comerciais e de relacionamento com um mesmo tipo de cliente, e são estruturados em rituais específicos de planejamento e monitoramento de mercado. São quatro unidades de negócios:

Comercial e rede de postos: principal negócio da Ipiranga, tem como estratégia central o relacionamento com os revendedores, através do suporte às suas atividades e reconhecimento do valor que trazem para toda a cadeia, com objetivo de assegurar-lhes maior competitividade e solidez financeira, além de garantir mais e melhores produtos e serviços aos consumidores finais;

Mercado empresarial: unidade de negócios que atua no atendimento a grandes consumidores B2B, com oferta de produtos e serviços para diversos segmentos;

am/pm: as lojas de conveniência ganharam nova imagem e estão mais digitais aos consumidores, com uma nova linha de produtos de food service, alinhada às tendências de consumo do varejo de proximidade. Como estratégia de complemento à rede, evolução do modelo operacional e fortalecimento da marca, a am/pm iniciou o projeto de testar modelos de operação própria e lojas de vizinhanças, fora de posto;

Jet Oil: maior rede de unidades de trocas de óleo e serviços automotivos do Brasil, a Jet Oil redesenhou suas operações e formou equipes de atendimento no campo dedicadas ao negócio dos franqueados.

IPIRANGA
  • Asseguramento da diferenciação e inovação
  • Intensificação do foco de atuação em varejo de conveniência
  • Garantir condições competitivas de suprimentos por meio do desenvolvimento de infraestrutura logística, de qualificação para importação e trading de combustíveis
  • Aumento da eficiência operacional assegurando custos competitivos
  • Evolução do modelo de organização para mais ágil e digital

Propósito: “Dar acesso à saúde, beleza e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor”

A Extrafarma figura entre as seis maiores redes de varejo farmacêutico do Brasil, apresenta posição de liderança nas regiões Norte e Nordeste e atua em um segmento caracterizado por um elevado potencial de crescimento e formalização. Os principais drivers de mercado que oferecem condições para uma trajetória de expansão da Extrafarma são o envelhecimento médio da população brasileira, o baixo consumo per capita de medicamentos e o maior acesso a produtos de higiene, beleza e medicamentos.

EXTRAFARMA
  • Atuação mais seletiva nas regiões de maior rentabilidade
  • Foco na melhoria da estrutura logística e sistemas de informação
  • Transformação digital (melhoria de sistemas de TI, gestão de lojas e desenvolvimento de soluções para alavancar as vendas digitais)

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