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Conselhos e Diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com ao menos 1/3 ou dois, o que for maior, membros independentes, atendendo aos requisitos mínimos do Regulamento do Novo Mercado. Os Conselheiros são eleitos para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição.

O Conselho de Administração atualmente possui nove membros, que trazem experiências relevantes e complementares ao órgão, e combina membros da administração da Companhia com quatro novos membros. De acordo com o critério de independência estabelecido pela CVM, sete membros são independentes e dois são não-independentes.

A fim de fortalecer a estrutura de governança, a Companhia possui comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, estatutários e não estatutários:

  • Comitês estatutários: Comitê de Pessoas e Sustentabilidade, Comitê de Auditoria e Riscos e Comitê de Investimentos;
  • Comitês não estatutários:  Comitê de Conduta, Comitê de Segurança, Comitê de Seguros, Comitê de Riscos Financeiros, Comitê de Divulgação e Negociação e Comitê de Segurança da Informação.

As informações sobre as atribuições do Conselho e seus comitês de assessoramento estatutários, bem como os currículos dos seus membros estão disponíveis no Formulário de Referência (somente em português) e no 20-F (somente em inglês).

Regimento interno do Conselho da Administração

Composição
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Marcos Marinho Lutz 30/12/1969 Presidente 16/04/2025 AGO 2027 Não
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Vice-Presidente 16/04/2025 AGO 2027 Sim
Fabio Venturelli 25/10/1965 Conselheiro 16/04/2025 AGO 2027 Sim
Flávia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 16/04/2025 AGO 2027 Sim
Francisco de Sá Neto 27/10/1965 Conselheiro 16/04/2025 AGO 2027 Sim
José Mauricio Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 16/04/2025 AGO 2027 Sim
Marcelo Faria de Lima 01/12/1961 Conselheiro 16/04/2025 AGO 2027 Sim
Peter Paul Lorenço Estermann 28/07/1957 Conselheiro 16/04/2025 AGO 2027 Não
Vânia Maria Lima Neves 26/12/1964 Conselheira 16/04/2025 AGO 2027 Sim

Marcos Marinho Lutz

O Sr. Lutz juntou-se à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração e, em janeiro de 2022, tornou-se Presidente da Companhia, deixando de integrar o Conselho. O Sr. Lutz retornou ao Conselho de Administração como Vice-Presidente em abril de 2023, cumulativamente ao cargo de Presidente da Ultrapar, em abril de 2025 tornou-se Presidente do Conselho de Administração, além de ser membro do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade. O Sr. Lutz ocupa ainda o cargo de Diretor da Ultra S.A. Participações desde 2021. É membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. desde 2020, e da Corteva Agriscience desde 2019. Também atuou como membro do Conselho de Administração da Rumo Logística S.A. de 2008 a 2020, e como Presidente do Conselho em 2020. O Sr. Lutz foi membro do Conselho de Administração da Comgás S.A. de 2018 a 2020, da Raízen S.A. de 2013 a 2020, da Moove S.A. de 2008 a 2020, e da Monsanto S.A. de 2014 a 2018. Também foi Presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) de 2015 a 2021, e Diretor Presidente da Cosan S.A. – Indústria e Comércio de 2009 a 2020. O Sr. Lutz graduou-se em engenharia naval pela Universidade de São Paulo, e possui MBA em marketing, operações e logística pela Kellogg School of Management.

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo juntou-se à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração, atuando como Presidente de abril de 2023 a 2025. Além disso, é membro do Comitê de Investimentos desde 2019 (como coordenador desde 2023) e foi membro do Comitê de Auditoria e Riscos de 2021 a 2023. É membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Pessoas, Sustentabilidade e Governança da Vast Infraestrutura S.A. desde 2020. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração, do Comitê de Estratégia e coordenador do Comitê de Pessoas, Integridade e Sustentabilidade da Prumo Logística S.A. desde 2014, foi membro do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) até 2023. O Sr. Camargo foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) desde 2010 a 2023 e, de 2015 a 2018, exerceu a presidência do IBP. Foi consultor sênior da McKinsey & Comp. Inc. de 2012 a 2019. Foi ainda membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. de 2018 a 2019, e membro do Conselho Consultivo Estratégico da Nexans Brasil S.A. de 2014 a 2018. Ainda, o Sr. Camargo foi vice-presidente sênior da Equinor Brasil de 2003 a 2004, e presidente de 2005 a 2009. O Sr. Camargo graduou-se em geologia pela Universidade de Brasília, e é mestre em geofísica pela Universidade do Texas em Austin.

 

Fabio Venturelli

O Sr. Venturelli juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Investimentos. Atualmente, o Sr. Venturelli é Diretor Presidente da São Martinho S.A., Bioenergética São Martinho S.A., Bioenergética Santa Cruz S.A., Bioenergética Boa Vista S.A, Bioenergética São Martinho Ltda., São Martinho Logística e Participações S.A, São Martinho Inova S.A, São Martinho Terras Agrícolas S.A, São Martinho Terras Imobiliárias S.A. e Biometano Santa Cruz Ltda. Também é membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desde 2013, e membro do Comitê de Partes Relacionadas e Coordenador do Comitê de IPO desde 2023. Também foi membro do Conselho de Administração da Braskem de 2018 a 2020. O Sr. Venturelli graduou-se em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, e em executive education no Insead em Fontainebleau na França.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Almeida juntou-se à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração, foi membro do Comitê de Investimentos até 2023. Atualmente, é coordenadora do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade da Ultrapar e membro do Comitê de Conduta. É sócia, membro do Conselho de Administração e Presidente e da Península Capital S.A. desde 2015. A Sra. Almeida também é membro do Conselho de Administração da O3 Gestão de Recursos Ltda desde 2021. Também é membro do Conselho de Administração do Atacadão S.A. desde 2017, e da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. desde 2016. A Sra. Almeida foi membro do Conselho de Administração da BRF S.A. de 2017 a 2022, e foi diretora na GAEC Educação S.A. de 2014 a 2018. A Sra. Almeida gradou-se em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management, Insead e Harvard.

Francisco de Sá Neto

O Sr. Neto juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade. Desde 2018, é membro do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos S.A. e sócio da E2F Participações S.A. Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia, e é mestre em finanças e comportamento organizacional pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

José Mauricio Pereira Coelho

O Sr. Coelho juntou-se à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração e, desde 2019, é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia, atuando como coordenador desde 2023. Atualmente, também é membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander. Foi Presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2021, Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) de 2018 a 2021, e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) de 2018 a 2021. Também foi membro do Conselho de Administração da BB Seguridade Participações de 2015 a 2018 e Presidente de 2017 a 2018. O Sr. Coelho também foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Resseguros de 2017 a 2019 e, entre 2017 e 2018, foi membro do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, da Mapfre BB SH2 Participações S.A., BB Mapfre SH1 Participações S.A. e da Brasilprev Seguros e Previdência S.A. O Sr. Coelho graduou-se em ciências contábeis pela Universidade Unigranrio, possui MBA em finanças e mercado de capitais pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, e especializou-se em governança corporativa pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Marcelo Faria de Lima

O Sr. Lima juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos. Também é Presidente do Conselho de Administração da Kilmasan Klima Sanayl ve Ticaret AS desde 2009, da Metalfrio Solutions S.A. desde 2004, e da Veste S.A. estilo desde 2008. O Sr. Lima graduou-se em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Peter Paul Lorenço Estermann

O Sr. Estermann juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Investimentos. É sócio e Diretor de Gestão do Pátria Investimentos desde 2021. O Sr. Estermann foi Presidente do Grupo Pão de Açúcar de 2018 a 2020, e da Via Varejo S.A. de 2015 a 2018. É engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, e possui pós-graduação pela Harvard Business School.

Vânia Maria Lima Neves

A Sra. Neves juntou-se à Ultrapar Participações em abril de 2025 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos. É membro independente do Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil desde 2022, membro do Conselho de Administração do Instituto Pacto Contra a Fome desde 2023 e membro do Conselho Consultivo da Rede Mulheres Empreendedoras (RME) e do Instituto Rede Mulheres Empreendedoras (IRME), Brasil, desde 2022. A Sra. Neves foi Diretora de Tecnologia da Informação de 2021 a 2023 e Diretora de Soluções de Negócios Globais de 2023 a 2025 na Vale. É graduada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, possui pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC Rio e em Gestão de Telecomunicações pela FGV Rio e MBA pela PUC Rio.

Comitês de Assessoramento

Comitê de Auditoria e Riscos

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Auditoria e Riscos deve ser composto apenas por Conselheiros, sendo a maioria dos membros independentes e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. O Comitê tem como principais responsabilidades avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos.

O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelos conselheiros José Mauricio Pereira Coelho (coordenador do comitê), Vânia Maria Lima Neves e Jorge Marques de Toledo Camargo, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2027.

Regimento interno do Comitê de Auditoria e Riscos

Comitê de Pessoas e Sustentabilidade

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Pessoas e Sustentabilidade deve ser formado, em sua maioria, por membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. O Comitê tem como principais responsabilidades propor ao Conselho de Administração parâmetros e diretrizes da política de remuneração, auxiliar no processo de sucessão dos executivos da Companhia e diligenciar e acompanhar as ações e metas propostas pela administração relacionadas à sustentabilidade das operações e ao desenvolvimento de seus temas materiais, bem como monitorar o seu cumprimento.

O Comitê de Pessoas e Sustentabilidade é composto pelos conselheiros Flávia Buarque de Almeida (coordenadora do comitê), Francisco de Sá Neto e Marcos Marinho Lutz, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2027.

Regimento interno do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade

Comitê de Investimentos

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Investimentos deve ser formado, em sua maioria, por membros do Conselho de Administração. O Comitê tem como principais responsabilidades a preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos, e a estratégia de alocação de capital.

O Comitê de Investimentos é composto pelos conselheiros Marcelo Faria de Lima (coordenador do comitê), Fabio Venturelli e Peter Paul Lorenço Estermann, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2027.

Regimento interno do Comitê de Investimentos

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal funcionará em caráter não permanente, e caso instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal será composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competências e remunerações previstos em lei, com mandato de um ano.

Regimento interno do Conselho Fiscal

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta por até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, cabe ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Composição
Nome Data de nascimento Posição Data da primeira eleição Término do mandato
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Diretor Presidente 16/09/2020 AGO 2027
Alexandre Mendes Palhares 19/11/1985 Diretor Financeiro e de RI 16/04/2025 AGO 2027
Bernardo Sacic 03/04/1974 Diretor de M&A e Novos Negócios 16/04/2025 AGO 2027
Manuella Carvalho Campos de Oliveira 15/06/1983 Diretora de Recursos Humanos 16/04/2025 AGO 2027
Marina Guimarães Moreira Mascarenhas 31/12/1986 Diretora Jurídica 16/04/2025 AGO 2027

 

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, atuou em diferentes áreas da Companhia, incluindo Tesouraria, Fusões e Aquisições, Planejamento e Relações com Investidores. De 2012 a 2014, atuou como Diretor de Fusões e Aquisições, Planejamento e Relações com Investidores. De 2014 a 2018, o Sr. Pizzinatto foi nomeado Diretor da Extrafarma, e foi responsável por diferentes áreas durante sua gestão, como Expansão, Marketing, Comercial e Logística. Em junho de 2018, assumiu a Presidência da Extrafarma, liderando o plano de redirecionamento estratégico e recuperação de resultados. Em outubro de 2020, foi nomeado como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. O Sr. Pizzinatto é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, e possui MBA pela Stanford Graduate School of Business.

Alexandre Mendes Palhares

O Sr. Palhares juntou-se à Ultrapar em maio de 2024 como Diretor de Planejamento Financeiro e Relações com Investidores. Desde abril de 2025, ele é o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Ultrapar. De 2020 a 2024, o Sr. Palhares atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eurofarma e de 2019 a 2020, da Delta Energia. De 2005 a 2010, o Sr. Palhares trabalhou na Embraer e entre 2010 e 2019 no Grupo Cosan, onde ocupou vários cargos, incluindo Diretor Financeiro na Moove em 2016 e Diretor Financeiro na Rumo Logística de 2017 a 2019. O Sr. Palhares é graduado em administração de empresas e comércio internacional pela Universidade de Taubaté, e possui MBA em finanças pela Universidade de Taubaté e MBA em negócios, inovação e gestão de projetos pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com extensão internacional na University of Laverne, com foco em finanças.

Bernardo Sacic

O Sr. Sacic juntou-se à Ultrapar em novembro de 2024 como Diretor de M&A e Novos Negócios e, desde abril de 2025, é Diretor Executivo da Companhia. De 2015 a 2024, atuou como Diretor de M&A e Novos Negócios da AES Brasil. De 2011 a 2015, trabalhou na Andrade Gutierrez S.A e na Enel Brasil como gerente focado no desenvolvimento de novos negócios e projetos. É graduado em engenharia elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e completou um programa de educação executiva no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Manuella Carvalho Campos de Oliveira

A Sra. Oliveira juntou-se à Ultrapar em 2023 como Diretora de Recursos Humanos e, desde abril de 2025, é Diretora Executiva da Companhia. De 2017 a 2023, atuou como chefe de pessoas e cultura na Omega Energia e, de 2007 a 2016, como chefe de financiamento de projetos na PDG Incorporadora e Construtora. É graduada em economia pelo Ibmec e completou programas de educação executiva em várias áreas por diferentes instituições, como gestão empresarial e financeira, private equity e venture capital, avaliação e RH, pela FGV, Insper, NYU Stern School of Business e Fundação Dom Cabral, respectivamente.

Marina Guimarães Moreira Mascarenhas

A Sra. Mascarenhas juntou-se à Ultrapar em 2023 como Diretora Jurídica e também é membro do Comitê de Conduta, desde abril de 2025 é Diretora Executiva da Companhia. Também, é membro do Conselho de Administração da Hidrovias do Brasil S.A e membro do Instituto Ultra. De 2011 a 2023, trabalhou na BRMalls, atuando como Diretora Jurídica de 2018 a 2023 e como Diretora de Proteção de Dados de 2020 a 2023. É graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui mestrado em direito empresarial e mercados de capitais pelo Ibmec e completou um programa de educação executiva em privacidade e proteção de dados no Insper.

Organograma Ultra

Alinhamento de interesse entre executivos da Companhia e acionistas

Remuneração variável atrelada à indicadores de performance

Os líderes da Ultrapar possuem remuneração variável, estabelecida com base em metas de EBITDA e de fluxo de caixa operacional definidas para cada negócio e para a Ultrapar, além de metas individuais associadas ao desempenho operacional e comercial do negócio, ao desenvolvimento de pessoas, a projetos e ao menos 1/3 das metas individuais (ou 10% do total) atreladas a objetivos ESG, sempre levando em consideração o Plano Estratégico aprovado pelo Conselho de Administração.

Plano de outorga de ações

Os executivos da Companhia também se tornam acionistas da Ultrapar através do plano de ações. Atualmente, os programas de ações são atrelados ao tempo de permanência do executivo na Companhia, ao seu desempenho e à geração de valor do negócio (Economic Value Added – EVA), alinhados ao Plano Estratégico da Companhia. O montante de ações a ser outorgado aos executivos é definido pelo Conselho de Administração.
Para mais informações acesse o Item 8 do Formulário de Referência ou o item 6.B. do 20-F.