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Conselhos e Diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com ao menos 1/3 ou dois, o que for maior, membros independentes, atendendo aos requisitos mínimos do Regulamento do Novo Mercado. Os Conselheiros são eleitos para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição.

O Conselho de Administração atualmente possui nove membros, que trazem experiências relevantes e complementares ao órgão, e combina membros da administração da Companhia com quatro novos membros. De acordo com o critério de independência estabelecido pela CVM, sete membros são independentes e dois são não-independentes.

A fim de fortalecer a estrutura de governança, a Companhia possui comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, estatutários e não estatutários:

  • Comitês estatutários: Comitê de Pessoas e Sustentabilidade, Comitê de Auditoria e Riscos e Comitê de Investimentos;
  • Comitês não estatutários:  Comitê de Conduta, Comitê de Segurança, Comitê de Seguros, Comitê de Riscos Financeiros, Comitê de Divulgação e Negociação e Comitê de Segurança da Informação.

As informações sobre as atribuições do Conselho e seus comitês de assessoramento estatutários, bem como os currículos dos seus membros estão disponíveis no Formulário de Referência (somente em português) e no 20-F (somente em inglês).

Regimento interno do Conselho da Administração

Composição
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Presidente 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Marcos Marinho Lutz 30/12/1969 Vice-Presidente 19/04/2023 AGO 2025 Não
Ana Paula Vitali Janes Vescovi 08/04/1969 Conselheira 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Fabio Venturelli 25/10/1965 Conselheiro 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Flávia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Francisco de Sá Neto 27/10/1965 Conselheiro 19/04/2023 AGO 2025 Sim
José Mauricio Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Marcelo Faria de Lima 01/12/1961 Conselheiro 19/04/2023 AGO 2025 Sim
Peter Paul Lorenço Estermann 28/07/1957 Conselheiro 19/04/2023 AGO 2025 Não

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo juntou-se à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração, atuando como Presidente do desde abril de 2023. Além disso, é membro do Comitê de Investimentos desde 2019 (como coordenador desde 2023) e foi membro do Comitê de Auditoria e Riscos de 2021 a 2023. É membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Pessoas, Sustentabilidade e Governança da Vast Infraestrutura S.A. desde 2020. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração, do Comitê de Estratégia e coordenador do Comitê de Pessoas, Integridade e Sustentabilidade da Prumo Logística S.A. desde 2014, foi membro do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) até 2023. O Sr. Camargo foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) desde 2010 a 2023 e, de 2015 a 2018, exerceu a presidência do IBP. Foi consultor sênior da McKinsey & Comp. Inc. de 2012 a 2019. Foi ainda membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. de 2018 a 2019, e membro do Conselho Consultivo Estratégico da Nexans Brasil S.A. de 2014 a 2018. Ainda, o Sr. Camargo foi vice-presidente sênior da Equinor Brasil de 2003 a 2004, e presidente de 2005 a 2009. O Sr. Camargo graduou-se em geologia pela Universidade de Brasília, e é mestre em geofísica pela Universidade do Texas em Austin.

Marcos Marinho Lutz

O Sr. Lutz juntou-se à Ultrapar em abril de 2021 como membro do Conselho de Administração e, em janeiro de 2022, tornou-se Presidente da Companhia, deixando de integrar o Conselho. O Sr. Lutz retornou ao Conselho de Administração como Vice-Presidente em abril de 2023, cumulativamente ao cargo de Presidente da Ultrapar, além de ser membro do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade. O Sr. Lutz ocupa ainda o cargo de Diretor da Ultra S.A. Participações desde 2021. É membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. desde 2020, e da Corteva Agriscience desde 2019. Também atuou como membro do Conselho de Administração da Rumo Logística S.A. de 2008 a 2020, e como Presidente do Conselho em 2020. O Sr. Lutz foi membro do Conselho de Administração da Comgás S.A. de 2018 a 2020, da Raízen S.A. de 2013 a 2020, da Moove S.A. de 2008 a 2020, e da Monsanto S.A. de 2014 a 2018. Também foi Presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) de 2015 a 2021, e Diretor Presidente da Cosan S.A. – Indústria e Comércio de 2009 a 2020. O Sr. Lutz graduou-se em engenharia naval pela Universidade de São Paulo, e possui MBA em marketing, operações e logística pela Kellogg School of Management.

Ana Paula Vitali Jones Vescovi

A Sra. Vescovi juntou-se à Ultrapar em julho de 2019 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos (atuando como coordenadora de 2021 a 2023). Também em 2019, tornou-se economista-chefe do Banco Santander Brasil. Foi Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal de 2017 a 2018, secretária do Tesouro Nacional no Ministério da Fazenda da República Federativa do Brasil de 2016 a 2018, e secretária executiva do Ministério da Fazenda em 2018. A Sra. Vescovi também foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Resseguros (IRB) de 2016 a 2018. A Sra. Vescovi graduou-se em ciências econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestre em economia do setor público pela Universidade de Brasília e economia pela Fundação Getulio Vargas, além de ser especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Fabio Venturelli

O Sr. Venturelli juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Investimentos. Atualmente, o Sr. Venturelli é Diretor Presidente da São Martinho S.A., Bioenergética São Martinho S.A., Bioenergética Santa Cruz S.A., Bioenergética Boa Vista S.A, Bioenergética São Martinho Ltda., São Martinho Logística e Participações S.A, São Martinho Inova S.A, São Martinho Terras Agrícolas S.A, São Martinho Terras Imobiliárias S.A. e Biometano Santa Cruz Ltda. Também é membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desde 2013, e membro do Comitê de Partes Relacionadas e Coordenador do Comitê de IPO desde 2023. Também foi membro do Conselho de Administração da Braskem de 2018 a 2020. O Sr. Venturelli graduou-se em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, e em executive education no Insead em Fontainebleau na França.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Almeida juntou-se à Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração, foi membro do Comitê de Investimentos até 2023. Atualmente, é coordenadora do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade da Ultrapar e membro do Comitê de Conduta. É sócia, membro do Conselho de Administração e Presidente e da Península Capital S.A. desde 2015. A Sra. Almeida também é membro do Conselho de Administração da O3 Gestão de Recursos Ltda desde 2021. Também é membro do Conselho de Administração do Atacadão S.A. desde 2017, e da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. desde 2016. A Sra. Almeida foi membro do Conselho de Administração da BRF S.A. de 2017 a 2022, e foi diretora na GAEC Educação S.A. de 2014 a 2018. A Sra. Almeida gradou-se em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management, Insead e Harvard.

Francisco de Sá Neto

O Sr. Neto juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade. Desde 2018, é membro do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos S.A. e sócio da E2F Participações S.A. Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia, e é mestre em finanças e comportamento organizacional pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

José Mauricio Pereira Coelho

O Sr. Coelho juntou-se à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração e, desde 2019, é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia, atuando como coordenador desde 2023. Atualmente, também é membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander. Foi Presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2021, Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) de 2018 a 2021, e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) de 2018 a 2021. Também foi membro do Conselho de Administração da BB Seguridade Participações de 2015 a 2018 e Presidente de 2017 a 2018. O Sr. Coelho também foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Resseguros de 2017 a 2019 e, entre 2017 e 2018, foi membro do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, da Mapfre BB SH2 Participações S.A., BB Mapfre SH1 Participações S.A. e da Brasilprev Seguros e Previdência S.A. O Sr. Coelho graduou-se em ciências contábeis pela Universidade Unigranrio, possui MBA em finanças e mercado de capitais pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, e especializou-se em governança corporativa pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Marcelo Faria de Lima

O Sr. Lima juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos. Também é Presidente do Conselho de Administração da Kilmasan Klima Sanayl ve Ticaret AS desde 2009, da Metalfrio Solutions S.A. desde 2004, e da Veste S.A. estilo desde 2008. O Sr. Lima graduou-se em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Peter Paul Lorenço Estermann

O Sr. Estermann juntou-se à Ultrapar em abril de 2023 como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Investimentos. É sócio e Diretor de Gestão do Pátria Investimentos desde 2021. O Sr. Estermann foi Presidente do Grupo Pão de Açúcar de 2018 a 2020, e da Via Varejo S.A. de 2015 a 2018. É engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, e possui pós-graduação pela Harvard Business School.

Comitês de Assessoramento

Comitê de Auditoria e Riscos

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Auditoria e Riscos deve ser composto apenas por Conselheiros, sendo a maioria dos membros independentes e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. O Comitê tem como principais responsabilidades avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos.

O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelos conselheiros José Mauricio Pereira Coelho (coordenador do comitê), Ana Paula Vitali Janes Vescovi e Marcelo Faria de Lima, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2025.

Regimento interno do Comitê de Auditoria e Riscos

Comitê de Pessoas e Sustentabilidade

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Pessoas e Sustentabilidade deve ser formado, em sua maioria, por membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. O Comitê tem como principais responsabilidades propor ao Conselho de Administração parâmetros e diretrizes da política de remuneração, auxiliar no processo de sucessão dos executivos da Companhia e diligenciar e acompanhar as ações e metas propostas pela administração relacionadas à sustentabilidade das operações e ao desenvolvimento de seus temas materiais, bem como monitorar o seu cumprimento.

O Comitê de Pessoas e Sustentabilidade é composto pelos conselheiros Flávia Buarque de Almeida (coordenadora do comitê), Francisco de Sá Neto e Marcos Marinho Lutz, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2025.

Regimento interno do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade

Comitê de Investimentos

Conforme nosso Estatuto, o Comitê de Investimentos deve ser formado, em sua maioria, por membros do Conselho de Administração. O Comitê tem como principais responsabilidades a preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos, e a estratégia de alocação de capital.

O Comitê de Investimentos é composto pelos conselheiros Jorge Marques de Toledo Camargo (coordenador do comitê), Fabio Venturelli e Peter Paul Lorenço Estermann, e seus mandatos coincidem com o do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária da Companhia em 2025.

Regimento interno do Comitê de Investimentos

Conselho Fiscal

A Companhia possui um Conselho Fiscal, que funciona em caráter não permanente, sendo instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal é composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competências e remunerações previstos em lei, com mandato de um ano.

Regimento interno do Conselho Fiscal

Composição
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Flavio Cesar Maia Luz 27/07/1951 Conselheiro 17/04/2024 AGO 2025 Sim
Élcio Arsenio Mattioli 23/06/1970 Conselheiro 17/04/2024 AGO 2025 Sim
Marcelo Gonçalves Farinha 22/02/1965 Conselheiro 17/04/2024 AGO 2025 Sim

Flavio Cesar Maia Luz

O Sr. Luz foi presidente do Conselho Fiscal da Ultrapar de 2005 a 2019, e assumiu o cargo novamente desde 2021. Também atuou como coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos de 2019 a 2021. É membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria da Ser Educacional S.A., da Livetech Indústria e Comércio S.A. e dda Fertilizantes Heringer S.A. O Sr. Luz também é membro do Comitê de Auditoria da Serena Energia S.A e do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira desde 2021, e membro do Conselho Consultivo da Brasanitas Empresa Brasileira de Saneamento Ltda. desde 2012. O Sr. Luz atuou como membro do Conselho de Administração da Marcopolo S.A. de 2016 a 2018, membro do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A. de 2014 a 2020, e da CTEEP S.A. de 2012 a 2020. Atuou como presidente do Conselho Fiscal na Dexco S.A. de 2018 a 2019, e da Linx S.A de 2018 a 2021. O Sr. Luz graduou-se em engenharia civil na Universidade de São Paulo e é pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Adicionalmente, cursou programas de educação continuada em finanças, estratégia mercadológica, negociação e fusões e aquisições nas instituições Harvard Business School, Stanford University, California University (Berkeley) e Wharton Business School, respectivamente.

Élcio Arsenio Mattioli

O Sr. Mattioli é membro do Conselho Fiscal desde abril de 2023. Também é membro do Conselho Fiscal da Associação de Previdência Complementar (Ultraprev) desde 2017. Adicionalmente, foi Diretor de Administração e Controle da Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos de 2014 a 2022. O Sr. Mattioli graduou-se em ciências contábeis pela Faculdade de Economia de São Luiz, e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas.

Marcelo Gonçalves Farinha

O Sr. Farinha é membro do Conselho Fiscal da Ultrapar desde abril de 2023, e também é Diretor de Administração e Finanças da Pouprev – Fundação de seguridade social. O Sr. Farinha também atuou como membro suplente do Conselho Fiscal da HMOBI Participações S.A. de 2022 a 2023, como Diretor Comercial de 2020 a 2022 na Brasilcap Capitalização S.A., Presidente de 2019 a 2020, e Diretor Administrativo, Financeiro, Riscos e Controle de 2017 a 2019. O Sr. Farinha graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, é mestre em economia empresarial pela Universidade Católica de Braasília e possui MBA em finanças avançadas pela Universidade de São Paulo.

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta por até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, cabe ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Composição
Nome Data de nascimento Posição Data da primeira eleição Término do mandato
Marcos Marinho Lutz 30/12/1969 Diretor Presidente 22/09/2021 AGO 2025
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Diretor Financeiro e de RI 16/09/2020 AGO 2025
Décio de Sampaio Amaral 11/11/1969 Presidente da Ultracargo 07/10/2019 AGO 2025
Leonardo Remião Linden 26/11/1965 Presidente da Ipiranga 22/09/2021 AGO 2025
Tabajara Bertelli Costa 12/08/1971 Presidente da Ultragaz 20/06/2018 AGO 2025

Marcos Marinho Lutz

Vide currículo resumido na composição do Conselho de Administração.

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, atuou em diferentes áreas da Companhia, incluindo Tesouraria, Fusões e Aquisições, Planejamento e Relações com Investidores. De 2012 a 2014, atuou como Diretor de Fusões e Aquisições, Planejamento e Relações com Investidores. De 2014 a 2018, o Sr. Pizzinatto foi nomeado Diretor da Extrafarma, e foi responsável por diferentes áreas durante sua gestão, como Expansão, Marketing, Comercial e Logística. Em junho de 2018, assumiu a Presidência da Extrafarma, liderando o plano de redirecionamento estratégico e recuperação de resultados. Em outubro de 2020, foi nomeado como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. O Sr. Pizzinatto é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, e possui MBA pela Stanford Graduate School of Business.

Décio de Sampaio Amaral

O Sr. Amaral ingressou na Ultrapar em 2020. Com mais de 30 anos de experiência em logística, suprimentos, operações e gestão de projetos, o Sr. Amaral ocupou posições de liderança em empresas como Itautec-Philco, Souza Cruz e Vale. De 2017 a 2018, atuou como Presidente da Camargo Correa Infraestrutura. O Sr. Amaral é graduado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e em administração industrial pela Fundação Vanzolini, com MBA em finanças pelo IBMEC, e possui cursos de especialização nas universidades internacionais IMD e MIT.

Leonardo Remião Linden

O Sr. Linden ingressou na Ultrapar em 2017 como Presidente da Iconic e, em abril de 2021, foi transferido para a Ipiranga para assumir o cargo de Vice-Presidente Comercial. Desde outubro de 2021, o Sr. Linden ocupa o cargo de Presidente da Ipiranga. É também Presidente do Conselho de Administração da Iconic Lubrificantes, da AmPm e do abastece aí. Também foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream de 2020 a 2021, e da Plural de 2017 a 2020. O Sr. Linden tem larga experiência no segmento de óleo e gás no Brasil e no exterior. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Linden trabalhou na Raízen como Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Fusões e Aquisições de 2014 a 2015, e como Vice-Presidente de Marketing de 2011 a 2014. Além disso, também atuou como Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Cosan entre 2008 e 2011, após carreira internacional na ExxonMobil entre 1990 e 2008. O Sr. Linden é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e possui cursos de especialização na Universidade da Carolina do Norte, Kellogg Business School e Thunderbird Executive Education.

Tabajara Bertelli Costa

O Sr. Bertelli iniciou sua carreira na Ultrapar em 1995 na área financeira, e em 2000 foi para a Ultragaz, onde desenvolveu uma trajetória consistente, especialmente nas áreas comerciais. Em 2015, foi transferido para a Ipiranga, como Diretor, para a Diretoria de Mercado Empresarial, e teve a oportunidade de desenvolver e consolidar uma estratégia diferenciada para os clientes deste setor. Em janeiro de 2019, foi nomeado como Presidente da Ultragaz. Em março de 2023, o Sr. Bertelli se tornou presidente da World Liquid Gas Association (WLGA). O Sr. Tabajara graduou-se em engenharia de produção e tem mestrado em administração de empresas, ambos pela Universidade de São Paulo, e pós-graduação em finanças pela Fundação Getulio Vargas. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Kellogg Business School.

Organograma Ultra

Alinhamento de interesse entre executivos da Companhia e acionistas

Remuneração variável atrelada à indicadores de performance

Os líderes da Ultrapar possuem remuneração variável, estabelecida com base em metas de EBITDA e de fluxo de caixa operacional definidas para cada negócio e para a Ultrapar, além de metas individuais associadas ao desempenho operacional e comercial do negócio, ao desenvolvimento de pessoas, a projetos e ao menos 1/3 das metas individuais (ou 10% do total) atreladas a objetivos ESG, sempre levando em consideração o Plano Estratégico aprovado pelo Conselho de Administração.

Plano de outorga de ações

Os executivos da Companhia também se tornam acionistas da Ultrapar através do plano de ações. Atualmente, os programas de ações são atrelados ao tempo de permanência do executivo na Companhia, ao seu desempenho e à geração de valor do negócio (Economic Value Added – EVA), alinhados ao Plano Estratégico da Companhia. O montante de ações a ser outorgado aos executivos é definido pelo Conselho de Administração.
Para mais informações acesse o Item 8 do Formulário de Referência ou o item 6.B. do 20-F.