Estratégia

Ultrapar

Propósito: “Nos próximos três anos, a Ultrapar deseja ser mais equitativa, diversa e inclusiva potencializando assim sua cultura corporativa, marca empregadora e resultados”

A Ultrapar possui mais de 86 anos, com suas origens em 1937, e vem aperfeiçoando seu modelo de gestão, com crescente agilidade, adaptando-se às transformações por meio de um portfólio de negócios mais complementar e sinérgico. Atualmente um dos maiores grupos empresariais do país, a Ultrapar está presente nos segmentos de energia e infraestrutura por meio da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo. A Companhia possui sólido e reconhecido histórico de boas práticas em governança corporativa, fundamentada em alinhamento de interesses e respeito aos acionistas.

Como parte do processo de planejamento estratégico, a Ultrapar avalia de forma sistemática oportunidades de crescimento e/ou diversificação do seu campo de atuação, sempre em linha com os princípios e direcionadores da Companhia. Trata-se de um processo vivo e dinâmico, que contempla reflexões e análises para desenhar a visão de futuro à luz das oportunidades existentes, da geração potencial de valor e da sustentabilidade da empresa.

A estratégia da Ultrapar é pautada pelas seguintes diretrizes:

  • Foco nos setores de energia e infraestrutura, buscando operações mais seguras;
  • Aumento da capacidade dos negócios e ganhos de eficiência e produtividade; e
  • Investimento com responsabilidade na transição energética.
Ultragaz

Propósito: “Usamos nossa energia para mudar a vida das pessoas”

A Ultragaz é pioneira e líder na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) e atua em dois segmentos comerciais: granel, constituído por condomínios, comércios, serviços, indústrias e agronegócios; e envasado, formado pelos consumidores residenciais. A Ultragaz foi pioneira no segmento granel, com negócios voltados a pequenas e médias empresas (PMEs) e ao agronegócio, portanto, mais diretamente vinculados ao desempenho da economia. O segmento envasado, que consiste nos tradicionais botijões azuis utilizados principalmente para a cocção, é influenciado pelo crescimento populacional e, portanto, mais resiliente ao comportamento da economia.

A Ultragaz é referência em inovação e apoia-se na transformação digital como ferramenta estratégica. As iniciativas de inovação no setor buscam maior aproximação com os consumidores finais e o fortalecimento do relacionamento com os clientes por meio de maior oferta de soluções energéticas, vendas por aplicativos, marketplaces e parcerias com outras empresas.

Como forma de ampliar a oferta de soluções energéticas para seus clientes, a Ultragaz anunciou, em 2022, a aquisição da Stella e da NEOgás, marcando sua entrada nos segmentos de energia elétrica renovável e de gás natural comprimido, respectivamente, potencializando sua capilaridade, força comercial e marca.

A estratégia da Ultragaz é pautada pelas seguintes diretrizes:

  • Desenvolvimento de novas soluções e oferta de produtos diferenciados;
  • Aproximação do cliente final e fortalecimento da rede de revendas;
  • Protagonismo na inovação digital; e
  • Excelência operacional buscando a redução de custos e emissões e melhoria da segurança.
Ultracargo

Propósito: “Conectar negócios, contribuindo para a evolução da logística portuária”

A Ultracargo é líder no setor de terminais independentes de armazenagem de granéis líquidos no Brasil, e está presente nos principais portos do país com terminais modernos para armazenagem e movimentação de diferentes produtos, como combustíveis, biocombustíveis, químicos, corrosivos e óleos vegetais.

Seus terminais estão localizados nos portos de Aratu, Santos, Suape, Itaqui, Rio de Janeiro e Vila do Conde, resultado de uma estratégia robusta de aquisições e expansões.

A estratégia da Ultracargo é pautada pelas seguintes diretrizes:

  • Ampliação da presença geográfica e interiorização das operações;
  • Exemplo em segurança e geração de impacto socioambiental positivo a partir das operações e práticas empresariais;
  • Fortalecimento da gestão por resultados e máxima eficiência em processos; e
  • Terminais multipropósito com potencial para operar novos produtos (transição energética).
Ipiranga

Propósito: “Abastecendo a vida em movimento”

A Ipiranga é uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis e lubrificantes e uma das marcas mais valiosas do país. Além disso, conta com empresas líderes nos segmentos de lojas de conveniência, por meio da AmPm, e de serviços automotivos, com a Jet Oil.

As unidades de negócios operam em uma cadeia integrada, têm uma mesma governança e trabalham conforme a estratégia de cada marca e especialidade. Alguns processos são integrados, como em ações comerciais e de relacionamento com um mesmo tipo de cliente, e são estruturados por meio de planejamento e monitoramento de mercado, englobando as cinco unidades de negócios:

Rede de postos: principal negócio da Ipiranga, tem como estratégia central o relacionamento com os revendedores, buscando maior proximidade para compreensão de seus anseios e desafios;

Mercado empresarial: unidade de negócios que atua no atendimento a grandes consumidores B2B, com oferta de produtos e serviços para diversos segmentos;

AmPm: rede de lojas de conveniência que integra a proposta de valor do posto completo, a AmPm passou por um processo de renovação e aprimorou sua gestão para garantir mais foco às especificidades do setor varejista e do segmento de franquias;

Jet Oil: rede que complementa a estratégia de posto completo, entregando aos clientes serviços automotivos, além de oferecer benefícios exclusivos aos clientes e produtos da marca Ipiranga; e

Pró-Frotas: solução de gestão de abastecimento digital, utiliza um aplicativo para os abastecimentos e um portal para a gestão e controle deles.

A estratégia da Ipiranga é pautada pelas seguintes diretrizes:

  • Aprimoramento da inteligência de pricing, a partir da busca constante por melhores ferramentas, revisões de processos e organização;
  • Evolução da trading e novas fontes e modelos de suprimentos;
  • Logística e distribuição, com a melhoria de processos para aumentar o nível de serviço aos clientes, eficiência e segurança de toda a cadeia;
  • Fortalecimento da proposta de valor, com maior proximidade e transparência com os revendedores, franqueados, clientes empresariais, consumidores finais, comunidades do entorno das operações e demais públicos.